Contrariamente ao que pensava, as redes sociais estão a aumentar a sua sensação de solidão. Uma investigação, publicada na revista médica ‘American Journal of Preventive Medicine’, garante que aceder a redes sociais como o Twitter, Facebook e Snapchat durante mais de 2 horas por dia, duplica a probabilidade de alguém se sentir sozinho e isolado.

Além disso, os cientistas argumentam que a exposição a representações idealizadas da vida de outras pessoas também faz com que sintamos inveja delas, tristeza e desilusão.

A navegação pelas redes sociais pode despertar sentimentos de exclusão. Por exemplo, como quando se vê fotos de amigos a divertirem-se em eventos ou festas para os quais não se foi convidado.

“É possível que os jovens adultos que se sentiam isolados socialmente tenham recorrido às redes sociais. Mas pode ser que o uso cada vez mais intenso das redes os tenha levado a sentir-se isolados do mundo real”, disse uma das autoras do estudo, Elizabeth Miller, professora de Pediatria da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

As conclusões deste estudo foram baseadas em entrevistas a quase 2 mil adultos, com idades entre os 19 e 32 anos de idade, quanto ao uso que fazem de redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat e Tumblr.

A análise conclui que quanto mais tempo se passa online, menos se interage com o mundo real.

Leia mais: A solidão pode prejudicar a sua saúde mental, revela pesquisa

“É importante estudar isto, porque há uma epidemia de problemas mentais e de isolamento social entre jovens adultos”, afirma Brian Primack, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh.

“Somos criaturas sociais, mas a vida moderna tende a nos isolar em vez de nos aproximar. Apesar das redes sociais aparentemente criarem oportunidades de socialização, o estudo aponta que elas não têm o efeito que esperamos”, conclui.

Fonte: Flash!




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui