Sem maturidade para lidar com a vida adulta, estes homens querem viver em constantemente em festas, gastando dinheiro  com viagens, roupas, baladas e muitas vezes com mulheres, mas sem envolvimento emocional a longo prazo.

Poderíamos dizer que esta é uma variante da chamada “Síndrome de Peter Pan“. Ela se desenvolve quando um homem, entre 33 e 42 anos, só quer se divertir e não pensa em começar uma família ou “sossegar”, como muitas vezes se diz.

É como se vivessem uma adolescência tardia e sem hora para terminar. Sem apego a sentimentos, eles podem viver com os pais ou sozinhos para o resto da vida, mas não imaginam dividir o teto com um parceiro amoroso.

O mito de Narciso se encaixa perfeitamente com este personagem que hoje chamamos de Simon. Cada uma das letras do seu nome corresponde a uma característica de sua personalidade: S solteiro, I imaturo, M materialista, O obcecado pelo trabalho, e N narcisista.

Os psicoterapeutas dizem que, além solteiros, esses homens são emocionalmente imaturos. Eles acreditam que ainda são jovens e gastam parte do seu dinheiro em roupas, passeios e férias, o resto poupam, acumulam.

Eles são geralmente bem resolvidos na vida: têm estabilidade financeira, um bom trabalho e gostam muito de si mesmos, só não pretendem se envolver pra valer com ninguém. Não estão procurando por uma mulher para formar uma família, pois estão obcecados com o trabalho, com o sucesso profissional, viagens pelo mundo, cuidados com o corpo (fitness, dietas, etc.) e muita diversão, sem estarem vinculados a qualquer relacionamento. fasdapsicanalise.com.br - Síndrome de Simon: solteiro e imaturo

Eles vivem com a ideia de que o “eu” é quase infinito e não medem esforços para obter sucesso profissional e pessoal, através do físico, principalmente. São obcecados com a própria aparência e podem gastar muito mais do que uma mulher com academia, tratamentos estéticos, cosméticos e roupas; além de terem um cuidado que beira o obsessivo com a alimentação. Eles não se importam em fazer qualquer sacrifício para escalar posições em seu trabalho.

As características da Síndrome de Simon

1- Solteirice: não tem um parceiro fixo. Para muitos, estar sozinho é algo que os valoriza ao longo do tempo, como acontece com um vinho que você deixa guardado.

2- Narcisistas: É também uma espécie de obsessão, mas relacionada à beleza do corpo. Eles podem passar horas levantando pesos na academia e correndo todos os dias no parque. Eles se importam muito com a quantidade de proteínas nas refeições e fazem dietas; querem ter músculos aparentes, passam cremes no rosto e nas mãos, vão ao salão de beleza, usam perfumes importados e até mesmo, em alguns casos, fazem cirurgias plásticas, aplicam botox ou se submetem a uma lipoaspiração, por exemplo.

Para eles estar em um relacionamento é o mesmo que viver em uma gaiola, têm uma ideia um tanto equivocada do que é a liberdade, porque eles acreditam que  perder o rótulo de “solteiro” para ter um amor não é algo interessante.

3- Imaturos: somente amam a si mesmos e se idolatram pensando que eles são os mais bonitos do mundo. Não possuem a capacidade de amar e serem amados por uma parceira, não terão a oportunidade de descobrir o que é estar apaixonado, ou de render-se completamente e ter um projeto em comum com alguém (que não seja relacionado ao trabalho).  Podem ser pessoas com muitas habilidades profissionais, mas nenhuma habilidade sentimental. Na realidade, sentem um grande medo de se envolver com alguém

4- Obsessão pelo sucesso: A prioridade número um está em ter uma situação econômica melhor. Para que? Para para gastar esse dinheiro com o próprio prazer e para viverem como se não houvesse amanhã.

*Essa é a Síndrome de Símon. Não julgamos essa personalidade como boa ou ruim, apenas apontamos características.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

24 COMENTÁRIOS

    • E qual o problema com os Simons?
      Por que essa necessidade de impor um padrão matrimonial a todo ser humano?
      Para que esse julgamento com o jeito de ser das pessoas?
      Se alguém acha melhor viver a vida solteiro, trabalhando e gastando, não há absolutamente nenhum problema. É o jeito dele ser feliz, assim como os casados tem outra maneira de serem felizes. Ou seja, cada um à sua forma.
      O que prejudica as relações humanas é esse excesso de julgamento, essa incapacidade de respeitar o jeito de ser das pessoas e de amá-las, seja como elas forem.

  1. Bem mimimi esse texto .. claro q eu me encaixo no citado, mas diga quem disse que casamento é pra todo mundo ou que casamento faz qualquer um feliz?

  2. QUE MATÉRIA LIXO AHUAUHAUH o que há de mal nisso? não querer se casar virou síndrome? isso está mais com cara de matéria escrita por alguma mal comida que tomou um pé na bunda. as pessoas tem o direito de fazer o que quiserem com suas vidas, e tentar transformar isso em um quadro patológico demonstra um problema mental/carencia afetiva muito maior em quem sustenta esse diagnóstico do no proprio diagnosticado. no dia que td mundo colocar na cabeça que não depende de mais ng alem de si mesmo pra ser feliz, vamos ver muito menos matérias DESinformantes como essa.

  3. credito que o papel da psicologia/Psicanálise seja de proporcionar aos sujeitos novas formas de existir e dar a possibilidade de se reinventar-se para poder crescer de acordo com as suas demandas e desejos. Em algum contexto isso até pode ser um “problema” ou gerar uma angústia na pessoa, mas o fato de querer aproveitar a vida pelo trabalho ou aplicando tempo e investindo em si mesmo ao invés de se casar e ter filhos não é um defeito e muito menos problema da psicologia. É melhor fazer essas coisas que gostam do que se enquadrar nas normas e não exercer função materna/paterna por exemplo, ai sim teremos um problema.

  4. Acho que quem escreveu deveria estudar um pouco mais na vida. Esse texto é muito “mi mi mi” como ja disseram.
    Agora eu pergunto para o autor, porque as pessoas necessariamente precisam seguir padrões e culturas obsoletas de 1720? Por que a pessoa não teria direito de escolha, de ser feliz sozinho(a)?
    Diginíssimo, saiba que a solidão hoje é opcional!
    Veja, seguir padrões onde já sabemos o que irá acontecer é tolice, pois casamento é uma instituição falida, ou seja, é igual a submarino foi feito para afundar.
    Como já li certa vez…. nós já nascemos inteiros, não precisamos de outras metades.
    É isso.

    • caro colega este texto lhe ofendeu? porque sua analise começa falando sobre o ano de 1720 , como se isso caracterizasse algo obsoleto , você jã começou com um preconceito desse ano , mesmo você nunca ter vivido esse ano , quem está de “mi mi mi” é você.

  5. Isso não é psicanálise. É um texto totalmente subjetivo e falacioso escrito por uma pessoa que quer ditar como as outras devem ser felizes. Ser solteiro, priorizar a carreira, o lado profissional e o lazer pode ser simplesmente uma opção de vida, não imaturidade. Ainda mais se isso não incomoda a pessoa e a faz feliz e realizada. Quem disse que para ser feliz ou maduro é necessário ter um relacionamento? Essa página esta se tornando um lixo e uma armadilha para quem leva a psicologia a sério. Arrisco dizer que quem escreveu é uma pessoa frustrada que tenta buscar explicações pseudocientíficas para seus fracassos amorosos.

  6. Olha também acho q as pessoas devem ter livre escolha de como querem conduzir suas vidas, não serem obrigadas a viver um padrão. Se estão felizes e não estão prejudicando, agredindo ninguem: tá ótimo. Problema são pessoas viverem infelizes frustradas porque foram obrigadas a casar e construir família. Relacionamento é uma delícia sim, mas não pode ser obrigação.

  7. Não vejo como síndrome. Se a pessoa se sentir bem e não prejudicar outrem, não é uma “sindrome”.
    Achei esse texto um tanto moralista. Essa coisas de padrões de relações é um discurso arcaico de quem quer ditar comportamentos ditos saudáveis.

  8. Estranho estarem divulgando tais especulações em sites pela Internet , tal “síndrome” não passa de um delírio baseado em outro criado fantasiosamente por Dan Kiley , sem nenhum respaldo cientifico, apenas um “romance” escrito por ele, que alias o deixou com uma boa fortuna.

  9. Síndrome do recalque e inveja desses otários que vivem em um relacionamento sofredor, covardes e trouxas medrosos não tem coragem de tomar o controle da sua própria vida. Vivem cheio de problemas e querem arrumar um jeito de falar de quem é solteiro e feliz tem um problema. vcs sim tem um problema mental gravíssimo.

  10. A escritora que escreveu esse texto deve ter passado por uma situação com alguém, exatamente como descreve o texto rsrsrsrs. Acredito que esse ponto de vista não seja direcionado somente a um gênero. Pois a pessoas assim tanto do sexo masculino como feminino. Relacionamentos hoje são empresas com prazo de falência determinado. Não entendo o motivo do ataque aos solteiros e aqueles que não querem compromisso rsrsrsrs.

  11. Porque casar, ter filhos, ter maiores despesas, e preocupação, você quando entra em um relacionamento serio, você tem que pensar na outra pessoa, então porque não ficar transando aleatoriamente sem nenhum sentimento, sem ciumes, sem compromissos, livre como um passarinho.
    Temos mesmo que curtir a vida sem compromisso nenhum, conhecer o mundo e festar bastante, muitos casais estão casados porque engravidaram ou coisa do tipo, pra quem tem sua estabilidade financeira, sua casa, seu dinheiro, pra que casar, negocio é curtir a vida.

  12. Apesar de ao final dizer que só descreve tal síndrome, o texto deduz e induz a idéia de que pessoas que optam por ser solteiras tem algum tipo de problema e são pessoas imaturas que não sabem se relacionar. Quer dizer que as pessoas casadas são maduras e sabem se relacionar?
    Texto nao descreve uma síndrome ele aponta e julga as pessoas em razão de um esteriótipo.

  13. Ninguém lê direito e aparece dando pitaco. Está em negrito e asterisco no final:

    “*Essa é a Síndrome de Símon. Não julgamos essa personalidade como boa ou ruim, apenas apontamos características.”

    Parem de reclamar do texto e somente absorvam o conhecimento que nao estamos sozinhos.

    Mimimi é quem ta reclamando sem necessidade. Costume de reclamar de tudo… a intenção do(a) autor(a) é agradar os dois pontos de vista distintos.

  14. Hoje em dia homens e mulheres são independentes uns dos outros, ninguém tem a obrigação ou dever de se casar, até porque as mulheres deixaram bem claro que não precisam de homens para absolutamente NADA e quando se fala NADA é NADA MESMO. Sendo assim que cada um cuide de sua própria vida e gaste o seu dinheiro como bem entender, cada um assuma o sua bronca, mulheres livres e empoderadas de um lado e homens livres e bem resolvidos de outro, eu é que não quero saber de levar ninguém nas minhas costas, cada um que assuma o seu B.O.

  15. 1- Solteirice: a vida de solteiro é muito mais flexível do que a de um casasdo. Você compra a casa que quiser, não precisa aceitar quieto as tralhas que o outro quer colocar dentro da casa mas você quem tem que limpar por ser mais alto…

    2- Narcisistas: Agora querer ser saudável e adquirir um perfil atlético é um problema… Meu pai amado…

    3- Imaturos: Não sabem amar… Não foi a própria medicina que descobriu que os químidos relacionados ao amor reduzem a racionalidade do indivíduo? Como por exemplo avaliação do comportamento do outro indivídio no relacionamento para identificar comportamento tóxico…

    4- Materialistas: Curioso apontar isso como um problema do homem, mas quando eles não têm casa e carro a mulherada chama eles de fracassados e na hora do divórcio a primeira coisa que falam é q querem tirar tudo dele… Agora quando o cara quer se proteger, torna-se um problema…

    5-Obsessão pelo sucesso: sucesso é uma coisa subjetiva. eu considero que sou bem sucedido pois não preciso mais trabalhar e posso focar em hobbies como tomar música e aprender novos idiomas. Desde quando isso é um problema?

    Tem certeza que usufruir da liberdade é uma síndrome? Acho que tentar dizer como um homem deve viver a vida dele é a síndrome… Aiiás, no texto original, falam também da síndrome das mulheres, que chamam de Laula, mas aí pra elas são coisas positivas… Mulher não casar é emponderamento, homem não casar, síndrome…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui