Sejamos sinceros: ficar concentrado no trabalho oito horas seguidas é impossível.

O escritório está cheio de distrações. De colegas que falam alto ao buraco negro da internet, tudo contribui para prejudicar sua produtividade, e você mal percebe.

Se você tem dificuldades para se manter afiado e concentrado, eis alguns hacks para te ajudar a atravessar o dia da maneira mais produtiva possível.

1. Faça pausas

Pode soar contra-intuitivo, mas funciona. Pesquisas sugerem que interrupções regulares durante o dia são cruciais para a produtividade.

A fórmula mágica? Trabalhar 52 minutos e fazer uma pausa de 17 minutos. Faça uma lista de prioridades e se planeje.

2. Coma frutas cítricas

Pesquisas mostram que o perfume de frutas como laranja e limão podem ajudar a manter-se alerta. Elas também oferecem sua dose diária de vitamina C, o que traz vários benefícios de saúde.

3. Fique em pé

Pesquisas mostram que ficar sentado oito horas é garantia de perder a concentração ao longo do dia (sem falar que é totalmente insalubre). Levante de vez em quando para melhorar a circulação.

4. Assista vídeos de bichinhos

Se você realmente precisa de desculpa para assistir o vídeo desses cachorrinhos descobrindo o escorregador, faça-o em nome da produtividade. Um estudo de 2012 descobriu que assistir vídeos bonitinhos pode ajudar a aumentar sua concentração

5. Tente o método 20-6-20

O cérebro humano pode ficar estressado e estimulado demais com facilidade. Pausas mentais são críticas.

A cada 20 minutos, mais ou menos, olhe para um objeto a 6 metros de distância por pelo menos 20 segundos. Essas pausas também ajudam a combater a fadiga dos olhos, que pode ocorrer se você ficar muito tempo olhando para a tela do computador.

6. Marque uma reunião para as 15h

A correria da preparação para reuniões logo cedo não ajudam ninguém. A melhor hora para sentar em volta de uma mesa é às 15h das terça-feiras, segundo a revista Inc.

O horário é ideal porque dá para ter resolvido coisas antes do começo da reunião e ainda ter tempo de levar as discussões adiante sem que elas se estendam até a hora de ir embora para casa.

7. Ou, ainda melhor, marque uma reunião-caminhada

Exercício, ar fresco, sem computadores… O que mais dá para pedir? Novas pesquisas mostram que fazer reuniões em caminhadas podem aumentar a criatividade e o envolvimento dos funcionários.

De Mark Zuckerberg, criador do Facebook, a Jack Dorsey, CEO do Twitter, também são grandes fãs da ideia. Se isso não é o suficiente para te convencer, saiba que caminhar pode melhorar drasticamente sua saúde e seu bem-estar mental.

8. Respire fundo

Inspire, expire, repita. Respirar fundo é o mecanismo do corpo para aliviar o estresse. Pesquisas mostram que apenas algumas repetições podem trazer sensação de calma. Mente relaxada = mente produtiva.

9. Desligue os alertas do celular

Notificações são garantia de distração. Hoje em dia é incrivelmente fácil ser multitarefa, o que torna a produtividade no trabalho incrivelmente difícil. Pequenas mudanças – como desligar o celular ou os alertas do computador – quando você tem um prazo a cumprir pode melhorar sua produtividade. Você não vai ficar tentado a olhar para as curtidas que recebeu no Facebook se não for avisado delas.

10. Revolucione sua lista de tarefas

Parece que sempre tem um item chato que se recusa a ser ticado na lista de coisas a fazer. Se isso acontece com frequência, tente um método diferente. Cal Newport, autor de So Good They Can’t Ignore You (tão bom que não podem te ignorar, em tradução livre), explica que agendar o trabalho é muito mais eficiente que simplesmente anotá-lo.

“Colocar na agenda te força a enfrentar a realidade de quanto tempo você realmente tem e quanto tempo as atividades vão tomar”, disse ele ao The Week em 2014. “Quando você tem essa visão completa, consegue ser produtivo em todas as horas do seu dia de trabalho.”

11. Tire um cochilo

Quem disse que dormir no trabalho é improdutivo? Pesquisas sugerem que um cochilo de 10 ou 20 minutos pode melhorar o humor e a criatividade, além de te deixar mais alerta.

Muitas empresas já incentivam os funcionários a tirar um cochilo durante o dia. Uber, Google e Ben and Jerry’s oferecem salas para que os funcionários tirem uma soneca.

12. Deixe o celular no trabalho

O smartphone confunde as fronteiras entre casa e trabalho, o que pode destruir sua produtividade. Checar o e-mail a cada cinco minutos ou trabalhar de casa pode te deixar mais suscetível à estafa.

Tente se desligar do trabalho quando for embora para casa. Sua produtividade vai agradecer.

(Fonte: brasilpost.com.br
(Autora: Linday Holmes )

* originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA