Livre-se da ansiedade mudando alguns hábitos do dia a dia.

A ansiedade está cada vez mais comum e, principalmente depois da chegada de todos os recursos trazidos pela tecnologia, a impressão que temos é que nunca sobra tempo para fazer tudo o que queremos ou conquistar tudo aquilo que buscamos. O distúrbio se manifesta com sensações de medo, desconforto, mal-estar, estranheza de quem está ao seu redor ou de si mesmo, entre muitos outros sintomas. Quando começamos a nos sentir ansiosos, é a hora de apertar o botão “stop” e começar a dedicarmo-nos mais às coisas que realmente importam em nossas vidas. Não adianta nada estar conseguindo realizar seus sonhos e mergulhado em suas atividades, se não se sente saudável.

A ansiedade é o primeiro sinal de que o modo como estamos levando a vida não está sendo benéfico para corpo e mente e é preciso se lembrar de que muitos outros distúrbios afloram do estado ansioso, caso ela não seja tratada logo. Medicamentos existem, mas eles não são milagrosos, uma vez que o que está por trás da ansiedade muitas vezes são hábitos e pensamentos, que têm relação direta com o modo como vivemos e como estamos hoje. Portanto, deve-se tratar a raiz do problema de todas as formas. No artigo de hoje, trouxemos algumas alternativas práticas para ajudá-lo a vencer a ansiedade.

  1. Faça algo que lhe dê prazer

Nossa vida é muito corrida, mas nós a deixamos ainda mais corrida quando queremos abraçar o mundo e fazer tudo de uma vez. A rotina às vezes nos tira de nossos hobbys e chega aquela frustração de não estarmos fazendo o que amamos: aproveitar a vida. Você gosta de línguas? Procure aulas de francês em SP (Preply) ou comece a aprender inglês para sua próxima viagem internacional, por exemplo. Você também pode sair para dançar aos finais de semana ou encontrar-se com seus amigos regularmente.

  1. Pratique exercícios físicos

Muitas vezes nos esquecemos do quão importante é a prática das atividades físicas. Praticar exercícios ajuda a liberar serotonina, substância que aumenta o prazer e a sensação de bem-estar. Essa é uma das melhores alternativas para a manutenção de corpo e mente, além de queimar calorias. Você pode começar caminhando durante meia hora todos os dias. Quando não se sentir mais tão cansado, poderá aumentar a velocidade dos passos, até começar a correr, o que é ótimo para tratar distúrbios.

  1. Trabalhe MENOS

Precisamos enfatizar o MENOS aqui, porque em geral quem tem ansiedade não consegue se conter com a diminuição, mas pelo contrário. O ansioso é aquele que sempre quer mais, independentemente do que for. É um pensamento compulsivo e insaciável. Reduzindo o estresse diário, você começa a dar os primeiros passos para o autocontrole. Você pode optar também por tratamentos alternativos como massagens, homeopatia, ioga, meditação e também o uso de florais. Com menos estresse em seu dia a dia, você tende a ter maior equilíbrio emocional e começará a conseguir controlar a ansiedade.

  1. Melhore sua respiração

Geralmente, quem tem ansiedade tem respiração curta, ou seja, aquela que não completa seu ciclo e, portanto, não oxigena direito o cérebro, piorando o quadro de ansiedade. Faça o controle da respiração e inspire lentamente pelo nariz, mantendo a boca fechada. Enquanto inspira, deixe seu abdome expandir-se (estufar a barriga e não o peito) e, após alguns segundos, expire lentamente pela boca. Existem muitos outros exercícios de respiração que ajudam o ansioso. A respiração diafragmática deitada também é ótima para quem tem ansiedade, visto que reduz a ofegância, taquicardia e tremor.

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA