Querer executar tudo da melhor maneira possível pode até ser uma característica positiva, especialmente no ambiente de trabalho. Mas, quando o nível de exigência consigo mesmo é muito elevado e você persegue padrões muitas vezes inatingíveis, pode ser que você seja uma pessoa perfeccionista.

Até pouco tempo atrás, ser perfeccionista era uma característica citada como um “defeito” nas entrevistas de emprego. Na verdade, essa era uma manobra dos candidatos a vagas que mencionavam a busca constante pela excelência como um defeito, quando na verdade isso podia ser sinônimo de um colaborador engajado.

Cansaço x perfeição

Os perfeccionistas podem sofrer diariamente pela sua obsessão com o trabalho bem feito ou tarefa executada em seu mais elevado nível. De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, os perfeccionistas podem apresentar muitas falhas, como dificuldade para trabalhar em equipe (são centralizadores), dificuldade em receber críticas, procrastinação e atrasar constantemente as tarefas e atividades, pois querem entregar tudo perfeito.

Pessoas com essas características têm dificuldade de mudar de ideia e, por perseguirem de maneira patológica o melhor resultado sempre, têm tendência a desenvolver transtornos como ansiedade, depressão e síndrome de burnout.

Conheça alguns sinais de perfeccionismo

Ao perseguirem excessivamente o melhor resultado, os perfeccionistas podem entrar em um estado de cansaço emocional muito grande, pois por medo de falharem ou de serem criticados, levam a execução das tarefas ao extremo, dedicando mais energia do que a maioria das pessoas.

  • Sempre tenta agradar aos outros
  • Critica muito as outras pessoas
  • Acham que nunca atingiram seus objetivos
  • Tem dificuldade em receber críticas
  • Leva tudo para o lado pessoal

(Fonte: blog.zenklub)

*Texto publicado com a autorização da administração do site.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here