O que entendemos por relacionamento tóxico?

Um relacionamento tóxico pode surgir tanto no casal, na família, no trabalho e na amizade.

Quando falamos sobre algo se tornar tóxico, estamos nos referindo a algo que é emocionalmente prejudicial para nós e que afeta nossa autoestima.

Todo casal tem uma série de expectativas e necessidades individuais e comuns que mudam com o passar do tempo e o progresso do relacionamento.

Quando essas expectativas deixam de ser realistas e estamos nos agarrando a uma ideia que adoraríamos ver acontecer, paramos de identificar os elementos tóxicos de um relacionamento.

Meu relacionamento está se tornando tóxico?

O importante é ficar calmo e analisar o tipo de relacionamento que você está tendo e entender se você realmente conhece a pessoa com quem o mantém. Tenha em mente que uma relação tóxica não precisa ser assim desde o primeiro momento, mas sim que as primeiras fases podem ser perfeitas e estar muito apaixonadas e com o passar do tempo e os indivíduos começam a mostrar seu “eu” e os sinais aparecem.

10 sinais de relações tóxicas muito comuns:

No começo ele quer saber tudo sobre você, mas conforme o relacionamento avança, parece desinteressado ou enfadonho.

Faça comentários ofensivos e quando você contar a eles eles respondem como se fosse uma piada e você fosse muito sensível.

Criticar constantemente as pessoas ao seu redor.

Ele é sempre a vítima em todas as histórias quando na verdade ele é o responsável pelo que aconteceu.

Quando você tenta pedir perdão, pode ver que não se arrepende.

No início do relacionamento, ele parecia querer muitas aventuras, mas com o passar do tempo ele não queria se esforçar em nada.

A pessoa pensa que tem sempre razão e que sabe tudo.

Ele é uma pessoa rancorosa, que salva ataques para criar uma discussão quando você menos espera.

Procura assumir o controle de todas as coisas da outra pessoa.

Ele é uma pessoa narcisista.

Quando devo ficar alarmado?

Você pode dar ao seu parceiro o benefício da dúvida em muitas ocasiões, pois alguns desses 10 sinais poderiam ser justificados, mas a verdade é que outros não o são. E menos quando eles se reúnem.

Lembre-se de que uma coisa é você ser compreensivo ou empático e a outra é você ser o único assim no relacionamento. Se o seu parceiro apresentar 7 desses 10 sinais, é hora de enfrentar a situação, aceitar que você está em um relacionamento tóxico e que precisa enfrentá-lo o mais rápido possível para proteger a si e sua autoestima.

Sempre que precisar, você pode solicitar ajuda, caso não saiba como encerrar esse relacionamento.

(Fonte: mundopsicologos)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here