Um dos principais atributos das casas de madeira é a estética diferenciada e apelativa. Principalmente, quando se escolhe um bom design e se utilizam materiais de qualidade, obtém-se uma casa que se vai manter marcante e visualmente agradável durante décadas.

Quer prefira um visual mais bucólico, mais moderno ou até com notas marítimas, pode ter a certeza que a madeira é um material que vai resultar muito bem. Mas para manter toda esta beleza exterior e para evitar problemas relevantes a nível estrutural, é essencial que seja realizada manutenção regular.

Para o ajudar, partilhamos 4 dicas que vão contribuir para que a sua casa de madeira se mantenha em excelentes condições, mesmo com o passar dos anos.

4 Dicas para manter a sua casa de madeira bonita e segura

Se está a pensar construir uma casa de madeira, deve desde já preparar-se para todas as necessidades de manutenção subjacentes a este tipo de construção e devem também ter o cuidado de fazer boas escolhas iniciais. Para o ajudar, reunimos 4 dicas fundamentais.

1. Optar por madeira de boa qualidade

Para que possa ter uma casa de madeira resistente, duradoura e que não dê dores de cabeça constantes, precisa de escolher madeira de boa qualidade. No mercado encontra diversas opções, mas nem todas oferecem a mesma garantia.

No norte e centro da Europa é comum recorrer-se à madeira de pinho nórdico, devido às excelentes caraterísticas que este material oferece.

Esta madeira é proveniente de florestas localizadas em ambientes inóspitos, onde as árvores são constantemente expostas a temperaturas gélidas e a ventos intensos. Como consequência, a madeira proveniente destas árvores torna-se mais resistente e densa, apresentando também excelentes propriedades de isolamento térmico.

Em Portugal, algumas empresas constroem utilizando este tipo de madeira. Por exemplo, se navegar pelo catálogo Maestro Casas prefabricadas pode visualizar dezenas de modelos de casas construídas com pinho nórdico.

2. Evitar que ocorra exposição à água durante a construção

Uma das principais fontes de problemas nas casas de madeira é a humidade. É essencial que durante a construção se evite que os materiais estejam expostos à chuva, ou a outras fontes de água.

Por esta razão, é preferível construir uma casa de madeira num período em que não seja expectável que chova.

3. Reduzir a exposição da casa aos elementos

A localização da habitação em relação ao meio envolvente e a própria arquitetura da casa são dois excelentes aliados para reduzir a exposição a elementos como vento, chuva e até aos raios solares.

Procurar proteger a casa do vento através da plantação de árvores (mantendo-as a uma distância segura, é claro), é uma medida prática e que também confere uma maior privacidade.

Em termos de arquitetura, optar-se por um telhado com saliência garante uma maior proteção das paredes. No lado da casa mais exposto ao sol, pode-se optar por colocar uma varanda avançada.

4. Usar uma boa tinta ou lasur

Para conferir uma proteção adequada à madeira exterior, deve optar por um lasur (velatura) ou por uma boa tinta específica para madeira. Se tiver dúvidas sobre o melhor material a aplicar, o ideal é conversar com a empresa que irá construir a sua habitação.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here