Stephen Hawking dedicou a sua vida à encontrar respostas para os segredos mais bem guardados do universo, foi um físico americano que contribuiu enormemente para o desenvolvimento da ciência.

Apesar de ser portador de uma doença sem cura, a esclerose lateral amiotrófica, uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo mas sem atingir as funções cerebrais, Hawking sempre perseverou através do princípio de que “onde há vida, há esperança” e sendo um exemplo de resistência e resiliência para toda humanidade.

Ele faleceu na noite do dia 14/03/18, superando, em muito, as  suas expectativas de vida. Para homenageá-lo compartilhamos abaixo 4 lições de vida transformadores que ele nos deixou.

1- O universo criou a si mesmo

Esta é a afirmação mais polêmica de Hawking. A ideia de que o Universo possa ter sido criado por si próprio, sem a necessidade de uma figura divina para explicar o seu surgimento choca algumas pessoas.

Ele garante que é plausível a ideia de que o Universo possa ter surgido a partir do nada, de um estado onde nada existia. Ou seja, do zero.

2- A força da luz
A cada segundo, uma lâmpada incandescente comum, de 1 watt, emite um quintilhão (ou seja, um bilhão de bilhões) de fótons, a partícula elementar da luz.

Assim, de uma maneira primária, é possível dizer que os fótons são como pequenos pacotes dentro dos quais a luz é emitida, porém os cientistas ainda investigam a fundo as propriedades de um fóton, pois ele se comporta simultaneamente como partícula e como onda.

3- “Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”
Mesmo com uma doença grave e sem cura, limitante, Hawking não se deixou vencer. Através de muita perseverança, conseguiu se adaptar às mudanças e fazer a diferença no mundo através da busca constante por novas descobertas, mostrando que a evolução do ser é permanente e nada pode limitar o seu potencial.

4- O passado é uma possibilidade

Raciocine: se nós sabemos apenas que uma partícula viajou do ponto A ao ponto B, mas não observamos que caminho ela fez para chegar, ela pode ter feito todos os caminhos possíveis nesta trajetória.

Esta afirmação faz parte da mecânica quântica e explica o seguinte: se qualquer evento no passado não foi observado e registrado, então ele é tão indefinido quanto um evento que ainda não aconteceu, ou seja, um evento do futuro.

Assim, não se pode dizer que ele aconteceu de uma determinada forma, mas sim de que ocorreu de todas as maneiras possíveis e ao mesmo tempo!

5- “A vida seria trágica, se não fosse engraçada”

Uma frase doce, que mostra o quanto Hawking foi modesto. Ele compreende que a realidade é definida através das nossas ações, do nosso foco e que não importa como vivemos e sim o modo como vivemos, que podemos conseguir tudo o que quisermos através da positividade e dando o verdadeiro valor e poder à nós mesmos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here