Jogos de carta são reconhecidos como ótimas atividades para o desenvolvimento de diversos aspectos do cérebro de seus praticantes.

Hoje é possível aprender a jogar poker de várias formas, seja com tutoriais online, em jogos com amigos mais experientes ou mesmo contratando profissionais que atuam como professores.

Por ser um dos jogos de cartas mais populares da atualidade listamos abaixo 5 benefícios que o poker pode trazer para você e sua mente.

1 – Potencializa seu poder de observação

Por se tratar de um jogo onde você não possui todas as informações necessárias para fazer suas jogadas, seu poder de observação pode ser determinante para o seu sucesso nas mesas de poker.

Esteja jogando ou aguardando a próxima rodada, é muito importante se manter ligado no que acontece na mesa para estar pronto para quando chegar à sua vez.

Desenvolvendo seu poder de observação você pode detectar padrões não apenas relacionados ao jogo, mas em todas as situações da sua vida que se apresentarem diante de você.

2 – Desenvolve a paciência

Uma das características dos grandes jogadores de poker é que eles são pessoas extremamente pacientes, e desenvolver essa característica é importante não apenas para o jogo, mas para o seu dia a dia.

Ao desenvolver a sua paciência você consegue analisar friamente todas as suas ações, sabendo o momento exato de realizar algo, ou de aguardar até que o momento ideal chegue.

Ser impaciente, tanto no poker quanto na vida, normalmente custam muito caro. Por isso trabalhar a paciência pode transformar a forma como você se relaciona com as pessoas que estão a sua volta, assim como a maneira com que você toma suas decisões.

3 – Ajuda a lidar com situações de perda

Situações de perda são um problema para a grande maioria dos seres humanos. Não sabemos lidar muito bem com esse tipo de situação quando isso se faz necessário.

Aprendendo a jogar poker você vai perceber que o número de vitórias normalmente é inferior ao número de vitórias. Ou seja, você vai ter que aprender a lidar com a perda de maneira madura e inteligente se quiser continuar jogando.

Caso contrário seu tempo na mesa será muito curto, e os prejuízos consideráveis.

4 – Desenvolve o hábito de gerenciar seus recursos

Administrar recursos financeiros parece um assunto de livro de ficção científica em um país onde não existe educação financeira, e isso vai impactar diretamente na forma como você gerencia seu dinheiro dentro do poker.

É importante investir seu dinheiro, mas é mais importante ainda saber que tipo de riscos você está disposto a correr antes de entrar em uma nova jogada.

Por isso é necessário que você gerencie muito bem seus recursos não somente no poker, mas na sua vida, pois você nunca sabe que tipo de obstáculos encontrará a frente.

Quanto mais você se empenhar em aprender a administrar seus recursos, mais rápido seu cérebro vai assimilar esse hábito e logo isso deixará de ser um esforço.

5 – Manter o cérebro ativo

Já é comprovado cientificamente que pessoas que mantém o cérebro ativo mesmo em idades avançadas tem menos chances de desenvolver distúrbios como o mal de Alzheimer.

Jogadores de poker, assim como de outros jogos de cartas, com idade acima dos 80 anos de idade, que competem em grandes torneios internacionais são a prova de que quando se mantém o cérebro estimulado distúrbios que normalmente surgem na velhice demoram mais para se manifestar.

Por isso o poker pode ser uma boa alternativa para quem já está com uma idade avançada e deseja manter o cérebro em atividade constante.

Como você pôde perceber o poker, assim como outros jogos de cartas, pode ser uma boa opção para se trabalhar e evoluir diversos aspectos da mente não apenas ligados ao jogo em si, mas a diversas áreas da sua vida.

Se você já tem o hábito de jogar com amigos ou entre profissionais mantenha esse hábito pelo maior tempo possível. E se você ainda não sabe jogar poker, pode ser um bom momento para aprender e usufruir de seus benefícios.

 

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here