A endometriose (ou endo, como vou me referir a ela agora apenas por preguiça) é uma doença crônica em que o tecido, semelhante ao que reveste o útero, decide crescer fora e em outras partes do corpo. Afeta mais de 10% das mulheres e homens trans, causa intensa dor pélvica (assim como muitos outros sintomas), pode ser encontrada nos órgãos reprodutivos e em locais como intestino e bexiga (de fato, o único local onde não foi encontrado é no baço) e pode até, às vezes, causar infertilidade. Então, sim, eu diria que um nome incrivelmente complicado se encaixa em uma doença incrivelmente complicada.

Em média, leva de sete a dez anos para uma pessoa ser diagnosticada com endo. Para mim, foi mais perto das doze. Isso pode ser devido à falta de educação em saúde menstrual, pessoas normalizando seus sintomas ou médicos normalizando os sintomas que os pacientes apresentam.

De qualquer forma, é um longo tempo de espera. No momento em que as pessoas são finalmente diagnosticadas com a doença, ela geralmente é recebida com uma sensação avassaladora de alívio por finalmente ter uma explicação para seus sintomas. Embora possa parecer um fechamento para finalmente dar um nome a essa dor, as pessoas em nossa vida podem ter uma reação muito diferente a ela. Eles podem banalizá-lo, ignorá-lo, ter pena de você ou, pior ainda, simplesmente não acreditar em você. Então, para a família e amigos de qualquer guerreiro endo por aí, aqui estão cinco coisas que desejamos que você entendesse sobre esta doença:

1. Desculpe por cancelar … novamente

Eu sei que nós tivemos este dia planejado por meses, eu sei como você está animado para ele, eu sei o quão animado eu estou para isso. Eu também sei que posso acordar naquele dia com dor e não fazer outra coisa senão dormir com uma bolsa de água muito quente no ventre. É como se meu corpo de alguma maneira soubesse que deveria estar fazendo algo divertido e, apesar de tudo, ele decide doer, doer e doer. Então, peço desculpas antecipadamente por cancelar … novamente. Sei que você está frustrado e tem o direito de estar, mas imagine como é frustrante nunca saber se amanhã será um dia bom ou ruim, sabendo que você pode apenas ter que decepcionar as pessoas em sua vida novamente.

2. Por favor, não me diga que existem pessoas com dores piores

Para mim não existe. Confie em mim, eu sinto.

Embora eu saiba que as pessoas podem ter algo pior do que eu, me lembrar constantemente disso, ou tentar fazer com que eu veja o “bom”, pode invalidar meus sentimentos e fazer-me senti culpa por estar cabisbaixa. Então, não me diga para ser positivo. E pelo amor de Deus, não me diga para fazer yoga.

3. Não estamos reclamando, nem tentando ter pena de nós mesmas, só queremos desabafar

Quando você teve um dia de merda, uma coisa que sempre ajuda é desabafar com os seus amigos. É o mesmo para pessoas com doenças crônicas. Então, quando eu contar a você sobre o meu dia, não saia da sua zona  de conforto e porque pensa que estou reclamando e me olha com pena, não quero isso.

4. Só porque não parecemos doentes, não significa que não estamos

Você prefere que eu grite como estou me sentindo com você o dia todo, 24/7? Porque eu vou fazer isso e garantir que eu gradualmente fique cada vez mais irritante, se é isso que você precisa para entender. Os que sofrem de endo são muitas vezes gênios por parecerem bem por fora o tempo todo, experimentando um coquetel terrível de dores nas costas, cãibras e fadiga por dentro. Por favor, não assuma que só porque estou usando maquiagem e uma roupa fofa que não estou mais doente, não funciona assim. Embora eu desejasse.

5. Agradecemos você

Muitas pessoas deixarão nossas vidas porque se recusam a entender o que significa viver com uma doença crônica, mas as pessoas que ficam, as que leem isso, pelo menos tentam entender.

Isso é o que é importante, que você tente. Por mais esmagador que seja o diagnóstico de endo, muitas vezes esquecemos o quão esmagador pode ser para nossa família e amigos. Eles precisam tentar se ajustar a essa nova normalidade, o tempo todo tentando descobrir a melhor maneira de oferecer apoio e manter o relacionamento vivo. Então, para as pessoas que ficam por aqui, apenas saiba que seu amor é inestimável para nós e você é muito, muito apreciado.

(Fonte: thoughtcatalog)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here