O seu objetivo é tornar-se independente. As perguntas como “Sou amado?”, “Sou necessário?” e “Quem está disponível para mim?” irão aparecer a cada vez que você assumir uma luta pela sua independência. Quando você está aberto para alcançar uma independência verdadeira as necessidades externas ainda farão com que você fique vulnerável, entretanto você se abre para as suas necessidades internas. A medida em que essas 3 perguntas se tornam parte da sua vida diária, as necessidades de respondê-las ficam mais escassas pois elas estão atreladas à você.

Só você conhece o sonho que idealizou para si mesmo. Só você pode fazer com que ele aconteça. Só você conhece uma pessoa que existe dentro de você. Seu objetivo está em deixar essa pessoa se revelar.

São os seus sentimentos que definem e interpretam essas necessidades. Ser aberto está em contato com o mundo em torno de você através dos seus sentimentos. Você está mantendo um nível mais avançado, mais desimpedido de percepção do mundo, com uma visão que é cada vez menos defensiva.

A medida que você se abre, menos depende dos outros e os seus sentimentos são os mais importantes do mundo. Quando você está aberto, é menos ansioso. Você é capaz de parar e perguntar: O que é que eu tenho medo de perder? O que é que está me ameaçando agora? Como poderei ser magoado? Estou em alguma espécie de perigo? Estou com medo de aceitar alguma parte do mim mesmo? Estou com medo de assumir responsabilidade de fazer alguma coisa que magoe outra pessoa?

Quase que as suas perguntas são mais frequentes, mais fáceis de responder e mais respondidas. Se você exercita o seu amor próprio, ele se sente fortalecido e se comporta mais eficientemente. Se você exercita a sua mente em seus problemas, você também está fazendo essa sua máquina mais eficiente. De maneira semelhante, se seus sentimentos estão operando rapidamente, sua saúde emocional, seu bem-estar e seu desenvolvimento pessoal tem que ser a sua abertura.

(Autor: David Viscott)
(Fonte: livro “Liberdade Emocional”)

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here