O estresse é o mal do século, levando muitas pessoas a desenvolverem problemas mentais e físicos por conta disso. E a maior causa que leva as pessoas ao estresse é o trabalho. Conheça algumas das profissões menos estressantes!

Trabalhar envolve situações estressantes como problemas de relacionamento, excesso de trabalho, baixa remuneração, além de cobranças exageradas ou inadequadas, entre outros motivos.

Por este motivo, o brasileiro está pensando cada vez mais em mudar de ares, procurando se recolocar no mercado exercendo outra profissão, principalmente que tenha uma dose menor de situações estressantes.

Um estudo realizado por um site norte-americano conseguiu listar algumas das profissões consideradas menos estressantes na atualidade. Para isso, considerou quais as situações estressantes e pontuou o nível de estresse causado por aquelas situações nestas áreas.

Profissões menos estressantes da atualidade

1. Editor de Vídeos

O editor de vídeos, assim como os profissionais do audiovisual e multimídia, entraram na lista pela natureza criativa do trabalho. O editor é responsável por fazer a pós-produção de vídeos para diversos fins, podendo trabalhar em produtoras ou canais de comunicação, utilizando, inclusive, softwares gratuitos para edição de vídeo.

A maior parte dos editores de vídeo hoje em dia trabalham de forma autônoma, prestando serviços diretamente para o cliente ou para outras empresas. Isso contribui para que as cobranças de superiores sejam evitadas, pois o próprio profissional que dita o prazo que o vídeo será entregue.

Dentre situações estressantes neste meio, muitos profissionais listam o elevado custo de softwares, programas que não atendem as necessidades, ou até softwares com interface confusa e funcionamento lento.

Por isso, muitos editores indicam o Filmora. O Filmora é um programa para edição de vídeo, que conta com versões gratuitas e profissionais, que atendem às necessidades, com interface intuitiva e processamento rápido, além de ser um software leve, que possibilita criar vídeos de alta qualidade.

2. Médico Ultrassonografista

Parece irônico um médico ser uma das profissões menos estressantes do mundo, por se tratar de uma profissão que cuida da vida e da saúde das pessoas. Mas o médico ultrassonografista é aquele profissional que irá realizar os exames de ultrassom de forma geral.
O contato com o paciente se dá somente no momento do exame, em que ele pode esclarecer dúvidas, além de orientar as condutas e procedimentos médicos. O Ultrassonografista também é responsável por elaborar o laudo do exame, para que o paciente retorne ao médico solicitante do exame.

Além do sistema público de saúde, o médico ultrassonografista pode trabalhar em hospitais e clínicas de imagens. As clínicas, por exemplo, só funcionam em horário comercial ou estipulado pela gerência, o que significa que o médico ultrassonografista não precisará trabalhar em horários “não-convencionais”.

Em hospitais há este risco, porém a atividade é muito mais tranquila e com menos pressão do que um médico convencional, por exemplo. Para ser um ultrassonografista, o médico pode fazer uma residência em radiologia ou ultrassonografia, após a faculdade de medicina.

3. Cabeleireiro

Por não ser uma profissão regulamentada, todos podem ser cabeleireiro, o que facilita que outros profissionais mudem para esta área. Existem diversos cursos profissionalizantes para se aperfeiçoar e aprender novas técnicas.

O cabeleireiro pode atuar em salões de beleza e centro de estética, sendo muito comum o trabalho de forma autônoma. Isto já reduz muito as situações de estresse ligada a cobranças de superiores e relacionamento no trabalho, pois o profissional que será seu próprio chefe, além de escolher as pessoas que trabalham com ele. Ele também pode trabalhar a domicílio, evitando desta forma gastos com o local de trabalho.

4. Analista de Compliance

O analista de compliance é o profissional que vai assegurar que uma empresa faça os negócios de forma legal, correta e de acordo com as regulamentações pertinentes à área. Além disso, analisa os riscos da empresa e dos negócios que desejam realizar.

O profissional pode atuar em grandes empresas, ou de forma autônoma, como consultor. A profissão é multidisciplinar, não necessitando de uma formação específica para exercer o cargo. Geralmente os profissionais são formados em direito, administração ou contabilidade.

Existem cursos livres e pós-graduação disponíveis na área, para que os profissionais se aprofundem nos conhecimentos necessários para esta função.

5. Massoterapeuta

O massoterapeuta é o profissional que realiza massagens com fins terapêuticos ou estéticos. Pode trabalhar em clínicas, salões de beleza, hotéis ou spas, além de poder exercer a profissão de forma autônoma.

Todo o ambiente da massagem tem de ser relaxante, tanto para quem receberá a massagem, tanto para quem irá fazer, para que seja feita com qualidade. Os clientes procuram o massoterapeuta justamente para relaxar, o que acaba reduzindo as situações estressantes relacionadas a todo tipo de trabalho. Existem cursos de formação e especialização para realizar esse tipo de atividade.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here