Você provavelmente conhece alguém que tem uma personalidade excepcionalmente forte. Alguém que parece muito independente e um pouco irritante. Ou talvez essa pessoa seja você.

Não há nada de errado em saber o que você quer e ter a coragem de ir atrás disso, mas uma pessoa de personalidade forte e intimidadora pode muitas vezes parecer agressivo ou rude.

Entretanto, nada impede de alguém com personalidade forte ter um grande coração, mas suas características ásperas podem ser intimidadoras e causar má impressão.

A psicanalista do Fãs da Psicanálise, Natthalia Paccola, reuniu 5 dos principais sinais de quem tem uma personalidade forte que pode até “assustar” os outros:

1. Não tolerar ignorância

Para ser bem honesto, uma pessoa de personalidade forte não suporta mentes que não se abrem diante de uma nova ideia. Ela até tenta ser educada e manter o seu ar nobre, mas a falta de flexibilidade nas mudanças de opinião faz com que um incomodo cresça de maneira abrupta e então ela deixa o lugar onde está, muitas vezes respondendo algo de maneira seca e pouco amigável. Preconceito e rigidez é algo intolerável para uma pessoa com personalidade forte.

2. Conversas curtas são irritantes

Conversas que convidam discussões intelectualmente estimulantes são sempre bem-vindas, enquanto os temas mundanos do tempo e que a celebridade vai se casar podem fazer uma pessoa de personalidade forte se sentir frustrado e, sobretudo, entediada .

E sim, aqueles com personalidades fortes tendem a dizer aos outros exatamente o que pensam. Isto é especialmente verdadeiro quando eles estão se concentrando em uma tarefa importante e alguém interrompe a conversa. Eles realmente não têm paciência ou tempo para lidar com detalhes triviais.

3. Encontram oportunidades onde os outros não veem

Uma das vantagens de ter uma mente aberta é ver oportunidades em que outras pessoas veem portas fechadas. Para pessoas de personalidade sempre há o lugar certo e a hora certa em que tudo pode acontecer e mudar os paradigmas estabelecidos.

Esse recurso pode ajudá-lo a sobreviver (e prosperar) quando os tempos ficam difíceis. O único problema que podem encontrar é quando os outros demonstram animosidade e ciúmes de sua capacidade de ter sucesso.

4. Concentram-se em soluções, não em problemas

Pessoas que têm uma personalidade forte são conhecidas por fazer as coisas darem certo. Não importa o tamanho do desafio, elas trabalham incansavelmente para alcançar os seus objetivos. Quando surge um problema, se concentram em resolver esse problema. Por causa desse tipo de mentalidade, essas pessoas não toleram as desculpas dos outros, o chamado “mimimi”.

Se você tentar reclamar da vida com alguém de personalidade forte, sem pensar em como resolver seus problemas, estará sozinho. Personalidades fortes não valorizam indivíduos fracos.

5. Sua palavra é tudo

Se você tem uma personalidade forte, é uma das poucas pessoas que realmente diz o que sente e sente o que diz. Você nunca quebra promessas ou mente para um amigo (mesmo que saiba que a verdade o machucaria), e as pessoas o respeitam por sua honestidade.

Entretanto, é provável você já teve alguém dizendo que não gosta das palavras que você usa, que você é muito seco e frio, mesmo que você as tenha dito com gentileza e honestidade.

Esse traço faz você desprezar os mentirosos. Eles dizem algo que você sabe que é falso e de repente você perde completamente o interesse por essas pessoas. Por causa disso, os fortes escolhem seus amigos com sabedoria.

E então, você se identificou com algum desses sinais? Conte para gente aqui nos comentários e compartilhe esse texto com os seus amigos!

Texto traduzido do original gutenberg.rocks, com adaptações e sugestões da psicanalista Natthalia Paccola.

*Texto escrito com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

20 COMENTÁRIOS

  1. Sim. Com todos eles 🤣🤣🤣. Exatamente isso, sou assim mesmo, é um pouco difícil para os outros, mas quando me conhece bem eles deixam até dinheiro comigo.

  2. Bem, muito observador em pontos fortes e fracos.
    Se todos ou pelos menos 70% buscasse solucionar os problemas e nao procurar quem errou talvez tivéssemos menos problemas no dia a dia. Sim eu tenho todas carecteriscas descritas, porém sobre tudo eu tento e mim controlo em varios assuntos. Para evitar conflitos. Gosto do meu cheiro ser pois evitamos muitas coisas, quando outrem que informar coisas que não levam a nada ou oportunidades de melhorias seja onde for, expomos em não querer saber. Esse lado é bom.

    • Vamos deixar de rotular pessoas! Todas elas têm nuances: algumas têm alguns traços em determinadas situações, outras não rotuladas como essas se manifestam de forma parecida conforme a conveniência da situação. Pessoas são caleidoscópios: a situação muda e os temperamentos que pareciam definidos e imutáveis se transformam. Essas fórmulas de identificação pessoal muito em voga em testes seletivos, astrologia, e usando ” saberes” mágicos e esotéricos nada têm a ver com psicanálise. Acodem: a mim, pelo menos, parece uma grande falácia oportunista dos tempos atuais_ boa para palestras em ambientes corporativos. Opinião pessoal.

  3. Me reconheço em tudo, más nada adianta ter essas características e não usar a inteligência filtrada através das experiências adquiridas dessas ao longo do tempo, então é importante ter paciência em ajudar os menos perspicazes a entender coisas q lhes escapam a compreensão

  4. Me identifiquei muito… sei que é dificil entender que somos assim…principalmente com os mais proximos, que vc quer que progridam, oferece o caminho, mas nada acontece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here