Ao longo da vida, você encontrará pessoas manipuladoras, que perseguem seus propósitos egoístas, para as quais não têm escrúpulos em causar danos a você.

Geralmente, as pessoas manipuladoras não têm escrúpulos ou compaixão quando encontram uma nova vítima para seus planos. Uma vez que são indivíduos dedicados a explorar as fraquezas de outras pessoas para alcançar seu próprio benefício, independentemente do que tenham que fazer por isso.

O método manipulador usado em sua abordagem se concentra na chantagem emocional, envolvendo as pessoas com palavras e atos falsos. Dessa forma, suas vítimas confiam e cedem à pretensa boa intenção dessa mente manipuladora, que finge sentir simpatia e apreço pelos outros.

Daí o perigo representado pelas pessoas manipuladoras para a vida de qualquer pessoa, pois para elas não há limite ou obstáculo moral entre seu objetivo e elas mesmas. Isso lhes permite esmagar, usar e descartar facilmente as pessoas afetadas pela maneira como agem.

Apesar de conhecer a ameaça que as pessoas manipuladoras representam em sua vida, é bastante difícil diferenciá-las em um grupo de conhecidos ou colegas de trabalho. Desde que você pode até ser vítima de alguém sem perceber até que você seja afetado por sua má influência.

É por isso que, abaixo, apresentamos cinco características típicas de um manipulador, com o objetivo de ajudá-lo a identificar e reconhecer esse tipo de predador que se esconde em seus círculos sociais.

5 traços comuns em pessoas manipuladoras

Alto-falantes inatos

As pessoas manipuladoras exigem suas melhores habilidades de fala para convencer suas vítimas de suas falsas boas intenções, para que efetivamente lidem com o dom da fala.

Eles têm a capacidade de transformar qualquer situação em que se encontrem para convencer outras pessoas de sua inocência. Vindo para criar uma imagem falsa nas mentes daqueles que caem em seus jogos mentais.

Eles mantêm controle excessivo sobre a situação, sempre obtendo o maior benefício em troca do trabalho árduo de outras pessoas. Sua palavra tende a confundir e manipular eficientemente suas vítimas, a ponto de permanecerem inconscientes de uma má maneira de agir.


Livro

Pessoas manipuladoras são insaciáveis

Os manipuladores não perseguem um objetivo simples que possam alcançar por si mesmos; pelo contrário, sempre se encontram atrás de um objetivo maior que comprime suas vítimas sem parar.

A fome de poder e controle também é um reflexo do grande ego que as pessoas manipuladoras tendem a possuir. Aqueles que confiam excessivamente em sua manipulação a ponto de se sentirem invencíveis, para que não estabeleçam limites futuros.

Eles tendem a assumir o papel de vítima

Ser vítima implica grande vulnerabilidade e inocência, portanto esse é o papel preferencial a ser desempenhado por pessoas manipuladoras. Como as pessoas ao seu redor nunca pensam que a vítima é realmente o vitimador

Dessa maneira, eles manipulam emocionalmente outras pessoas, brincando com seus sentimentos. Portanto, o confronto direto com um manipulador pode fazer com que você acredite que ele é a vítima e você o agressor.

Criam uma imagem falsa da necessidade

Piedade é a emoção à qual as pessoas manipuladoras costumam se apegar. Para fazer isso, eles usam uma imagem de fraqueza e fragilidade, à qual suas vítimas caem facilmente, querendo ajudar alguém mais necessitado.

Depois de enganar as pessoas com sua falsa necessidade, um manipulador faz com que suas vítimas se sintam responsáveis ​​por sua saúde, comida, dinheiro e quaisquer outros benefícios que possam obter desse indivíduo.

Pessoas manipuladoras sempre mentem

Inevitavelmente, a mentira faz parte do repertório de qualquer manipulador, uma vez que eles lidam com essa habilidade naturalmente, sem mostrar dúvidas ou qualquer característica que permita que suas vítimas detectem a verdade por trás de sua fachada falsa.

As pessoas manipuladoras são mestres em mentiras, a ponto de mentir em qualquer aspecto de suas vidas, independentemente de ser algo mínimo ou importante. Porque, através do engano, eles conseguem se aproximar do objetivo que estão perseguindo.

Por falta de uma bússola moral, não há limite para as mentiras de um manipulador. Afinal, para ele, as mentiras são parte das ferramentas de que ele precisa para atingir seu objetivo, independentemente de quem cause dano.

(Fonte: nuncamelohubieraimaginado)
(Imagem: Andrea Piacquadio)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here