Cicatrizes de sua infância sempre ficam com você. Se alguém lhe perguntasse se você foi emocionalmente negligenciado quando criança, sua resposta imediata poderia ser “não”. Mas se você se aprofundar um pouco mais, compreenderá que seu comportamento como adulto tem muito a ver com suas experiências como criança. Por mais doloroso que seja olhar para trás, a negligência emocional da infância pode ser a razão por trás de suas ações hoje.

Aqui estão seis sinais de que você foi emocionalmente negligenciado quando criança:

1. Você se sente entorpecido

Sentir-se entorpecido é algo que pode ir e vir. Não é uma sensação física, é uma sensação emocional. De vez em quando, você se sente entorpecido com tudo o que está acontecendo ao seu redor. Você percebe que deve sentir alguma emoção, mas nada parece realmente importar. Esse tipo de resposta emocional é um sinal de que você foi emocionalmente negligenciado quando criança. Você aprendeu muito cedo a reprimir suas emoções para não se machucar.

2. Você recusa a ajuda de outras pessoas

Se você foi emocionalmente negligenciado quando criança, muitas vezes não tinha ajuda quando mais precisava. Você estava constantemente por conta própria. Esse sentimento pode acompanhá-lo até a idade adulta. Você aprendeu a nunca ser dependente de ninguém , então, mesmo que as coisas sejam difíceis para você, você se recusa a estender a mão e pedir a ajuda de outras pessoas.

3. Você tem baixa autoestima

A baixa autoestima pode estar ligada a muitas coisas, incluindo ser emocionalmente negligenciado quando criança. Quando você era pequeno, você pode ter sentido que não merecia o tempo ou o amor de seus pais, porque eles nunca prestaram muita atenção em você. Embora falso, esse sentimento pode ser difícil de se livrar. Isso pode se traduzir em baixa autoestima e baixa autoestima ao longo de sua vida adulta.

4. Você sente que algo está faltando

Se você foi emocionalmente negligenciado quando criança, pode sempre ter a sensação de que algo está faltando. Há um buraco dentro que você deixa aberto para o amor de certa pessoa que você tanto deseja. No fundo, você acredita que preencher este espaço finalmente lhe trará alegria.

5. Você é um perfeccionista

Quando uma criança é negligenciada, eles podem tentar quase qualquer coisa para chamar a atenção do seu ente querido. Se você buscou essa atenção a vida toda, pode acabar sendo um perfeccionista. Você tenta ser perfeito em tudo o que faz, para finalmente ser notado e valorizado.

6. Você é sensível à rejeição

Você é sensível à rejeição? Ter medo da rejeição na vida adulta é um sinal de rejeição no passado. Ser emocionalmente negligenciado pode criar um medo dentro de você que permanece com você. Até mesmo a crítica construtiva o magoa, porque você sente que está sendo atacado e informado de que não é bom o suficiente.

Fontes:
Learning Mind
Psychology Today
Good Therapy
Psych Central

Imagem: Pixabay

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here