Uma das decisões mais importantes que tomamos em nossas vidas é a escolha da nossa profissão, porque não é simplesmente o que vamos estudar, mas a pessoa que queremos nos tornar.

Uma carreira nos muda. É por isso que devemos escolher uma profissão que nos apaixone e nos ajudar a trazer à luz nossa melhor versão. A psicologia é uma dessas carreiras.

Por que é uma boa ideia estudar psicologia?

1. Abre-se uma janela para auto-descoberta

À medida que nos aprofundamos nas diferentes abordagens do desenvolvimento humano, no impacto da cultura em nosso comportamento e nos mecanismos inconscientes que governam algumas de nossas decisões, aprendemos a nos conhecer melhor. Estudar psicologia é uma jornada de autodescoberta, uma aventura de desconstrução pessoal que nos permitirá descobrir nossas verdadeiras necessidades e desejos, enquanto nos fornece as ferramentas para alcançar nossos objetivos.

2. Nos ajuda a entender melhor os outros

Carl Rogers, um pioneiro com Abraham Maslow da abordagem humanista da psicologia, disse: “Quando olho para o mundo sou pessimista, mas quando olho para as pessoas sou otimista “. Não há dúvida de que estudar psicologia nos ajuda a entender melhor as pessoas. Conhecer as motivações, emoções e crenças que orientam o seu comportamento permite-nos colocar-nos no seu lugar, assumir uma atitude mais empática e, acima de tudo, concentrar-se no seu potencial, em vez de erros ou defeitos. Essa mudança de perspectiva nos permite manter relacionamentos mais satisfatórios e em desenvolvimento para todos.

3. Ensina-nos a não julgar

Um dos princípios fundamentais da psicologia está em não julgar a pessoa diante de nós. Todo julgamento de valor se afasta. Aceitação, pelo contrário, junta. A psicologia nos ensina a ouvir sem julgar e acompanhar sem invadir. A capacidade de encarar a realidade sem fazer juízos de valor nos permite enfrentar situações sem preconceitos ou ideias preconcebidas, que nos ajudem a desenvolver uma perspectiva mais objetiva, racional e madura.

4. Melhorar nossas habilidades de comunicação

Eles nos ensinaram a falar com palavras, mas não nos ensinaram como falar com nossos gestos” , disse Paul Ekman, um dos primeiros psicólogos a estudar a expressão facial das emoções. A psicologia, no entanto, nos permite aproveitar o enorme potencial da comunicação, tanto verbal quanto extra-verbal. Aprendemos técnicas de comunicação que nos permitirão manter um diálogo mais assertivo e resolver qualquer tipo de conflito interpessoal. Também aprendemos a estruturar melhor nossos argumentos, discutir um tópico com clareza e desenvolver uma escuta ativa, uma habilidade tão essencial quanto rara em nossos tempos, o que implica demonstrar interesse genuíno pelo interlocutor e validar suas emoções.

5. Desenvolver o pensamento crítico

Nunca pense que você sabe tudo. Por mais que você valorize a si mesmo, tenha sempre a coragem de lhe dizer: sou ignorante ” , disse Ivan Pavlov, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. A psicologia é uma carreira que estimula o pensamento crítico e a reflexão. Estudar a influência da sociedade, da cultura e dos grupos na personalidade encoraja-nos a questionar todas as coisas que tínhamos dado como certo, desenvolvendo um pensamento menos condicionado que nos permite ver a vida de uma perspectiva mais ampla e enriquecedora.

6. Faça a diferença na vida das pessoas

Quando as pessoas vão a um psicólogo, elas geralmente passam por um estado de vulnerabilidade emocional. Como psicólogos, temos a possibilidade de fazer uma diferença importante em suas vidas. Na verdade, esse é precisamente um dos maiores desafios e satisfações dessa profissão. Não importa se ajudamos uma pessoa a sair da depressão, um atleta que está se preparando para uma competição ou uma criança que precisa superar suas fobias, podemos colocar nosso grão de areia para que as vidas dessas pessoas fiquem mais cheias.

7. Fornece diferentes perspectivas para o futuro

Para a psicologia, nada humano é estranho. Isso significa que seu rastro está presente onde quer que as pessoas estejam. O que expande enormemente o universo de oportunidades de emprego. Além da Psicologia Clínica, existem outros ramos igualmente fascinantes que visam garantir que as pessoas possam fazer o seu melhor nas diferentes situações de suas vidas. Isso significa que podemos nos formar em Psicologia e, de acordo com nossos interesses, nos especializar em um ou outro ramo.

(Autora: Jennifer Delgado Suarez)
(Fonte Original: rinconpsicologia)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto escrito com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here