ORPHAN BLACK

Uma série canadense de ficção científica, com início em 2013, que propõe a reflexão sobre a clonagem humana elevando a discussão para muito além de um entendimento biológico, mas ético, humano, afetivo, e sexual.

É muito interessante observar a rica construção dos vínculos estabelecidos entre as personagens biologicamente idênticas e a subjetividade de cada uma, explicitamente diferentes. Mesmo com uma carga genética análoga, as personagens possuem estruturas psíquicas encantadoramente singulares e ganham o telespectador pelo forte jogo psicológico que desempenham.

ONCE UPON A TIME

“Once upon a time” ou “Era uma vez”, é uma série americana que estreou em 2011 e tem como enredo os mais diferentes contos de fadas, tanto os clássicos quanto os modernos.

A série viaja por entre os mundos das histórias infantis, muito além do corriqueiramente conhecido. Uma excelente produção, criativa e instigante à análise de seus conteúdos simbólicos.

BATES MOTEL

“Motel Bates” (título em português), é um seriado americano de drama e suspense, um prólogo contemporâneo para o filme Psicose (Bloch, 1960).

A série é muito bem construída psicologicamente, demonstrando características estruturais da psicose a partir do envolvimento conturbado e simbiótico entre mãe e filho. Bates motel é uma pertinente produção para uma análise psicanalítica das psicoses.

HOW TO GET AWAY WITH MURDER

“Como se defender de um assassinato” é uma série que relata os perversos bastidores das investigações criminais lideradas por uma experiente e prestigiada advogada, interpretada pela brilhante Viola Davis.

É uma série muito bem arquitetada, correlacionando as histórias pessoais das personagens principais aos crimes investigados. Um drama criminal que instiga o debate e aproxima o telespectador aos seus sentimentos mais destrutivos.

SENSE 8

Sense 8, uma série original do Netflix, produzida incialmente em 2015, traz a história de oito desconhecidos, com culturas totalmente diferentes, mas que se aproximam e se relacionam emocionalmente em nível mental.

O grande diferencial nesta série é o acolhimento da singularidade e diversidade humana que ela transmite com suas histórias e personagens.

HANNIBAL

Este nome é bastante conhecido pelos amantes de thrillers psicológicos. Esta série se baseia no assassino em série Hannibal Lecter da trilogia cinematográfica Dragão vermelho (1981); O silêncio dos inocentes (1991); e Hannibal: a origem do mal (2007).

Assim como nos filmes, a série conta com uma trama que envolve assassinatos, canibalismo, sedução e a perversidade de um psiquiatra, Dr. Lecter, que de modo muito delicado e sutil enquadra suas vítimas na posição perfeita para um assassinato perfeito ao seu entendimento.

Aqui podemos tratar da análise de uma estrutura perversa, e um quadro psicopático.

GAME OF THRONES

“A guerra dos tronos” é uma série norte-americana de grande sucesso mundial, estreada em 2011, baseada na série de livros “As crônicas de gelo e fogo” (Martin, 1996-2016).

Com toda uma complexa narrativa fantasiosa com perfeitos cenários, efeitos especiais, lutas medievais, e intrigantes reinos, instiga o telespectador a análise psicológica de suas teias relacionais e de suas personagens, tão bem construídas.

Não é por acaso que é considerada uma das melhores séries de todos os tempos, ela consegue promover uma forte identificação, via fantasia, personificando dramas puramente humanos.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




João Paulo Zerbinati
Psicólogo clínico de orientação psicanalítica, atendendo em Itápolis-SP e Ribeirão Preto-SP. Graduado pela PUC (2014). Mestre pela UNESP (2017). Pesquisador membro do grupo de pesquisa SexualidadeVida USP\CNPq. É colunista do site Fãs da Psicanálise.

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho que vc se esqueceu a mais óbvia pois é a própria psicanálise que rola nos episódios. Em: a Vida de Erika, após um início de quase morte da personagem ela enfrenta suas escolhas do passado por meio de uma sessão louca de psicanálise na qual o psicanalista, o Dr. Tom, lhe permite retornar no que ela acha que errou e refazer suas escolhas. Tem no now!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here