Quando se trata dos tipos de pessoas em nossas vidas que simplesmente não são boas para nós, os manipuladores narcisistas estão entre os mais tóxicos de todos.

Eles são os indivíduos que se preocupam apenas consigo mesmos e que não param até conseguirem exatamente o que querem.

Assim, um narcisista sempre coloca egoisticamente suas próprias necessidades, desejos e emoções em primeiro lugar ao tomar decisões e não pensa duas vezes em usar as pessoas para sua própria vantagem.

Eles são incansáveis ​​em sua busca por poder e sucesso pessoais, e é por isso que são tão manipuladores, enganosos e ruins de estar por perto.

Se você já teve a infelicidade de ter que lidar com um narcisista manipulador, deve estar bem ciente de quão exploradores e sugadores eles podem ser.

Ao conhecer suas táticas e como elas operam, você pode neutralizar os efeitos negativos de seu comportamento e se proteger.

Aqui estão sete maneiras pelas quais os narcisistas manipulam e usam os outros a seu favor:

1. Eles se fazem de vítima.

Os narcisistas adoram jogos mentais e fingir ser uma vítima é um dos seus favoritos.

Eles recebem mais atenção dos outros quando os levam a acreditar que estão doentes, com problemas ou precisam de ajuda.

Quando você sente pena deles, é mais provável que queira ajudá-los, e é exatamente isso que eles querem.

Eles também usam essa tática como uma maneira de justificar ou desculpar seu terrível comportamento.

Além disso, ao desviar o foco de todas as coisas negativas e enganosas que eles fizeram, eles o tornam menos protegido e, portanto, mais aberto a ainda mais manipulações por parte deles.

2. Eles usam da agressão e da intimidação.

Uma coisa que todos os narcisistas usam é uma tática assustadora.

Eles empregam tudo, desde ameaças sutis e ocultas à violência física evidente, a fim de intimidar os outros a ceder e se curvar à sua vontade.

Mais frequentemente, a intimidação é de natureza psicológica e emocional.

Eles podem impedi-lo de ver a família e os amigos ou sempre colocá-lo para baixo e agredi-lo verbalmente, porque isso os faz sentir dominantes e sob controle.

3. Eles minimizam suas realizações.

Quando você conhece um narcisista, eles geralmente escondem suas intenções verdadeiras e parecem realmente encantadores.

Eles o complementam e o fortalecem, para que possam derrubá-lo mais tarde. Quando isso acontece, é como se um interruptor fosse acionado repentinamente e todas essas palavras gentis saíssem pela porta.

Eles irão desvalorizar suas realizações e o seu orgulho, para que você trabalhe muito duro para recuperar o afeto deles e passe a agradá-los.

4. Eles o levam a pensar que tudo é culpa sua.

Eles o culpam por todo o mau comportamento deles, além de todos os problemas e repercussões que isso traz consigo. Não importa quais sejam os fatos ou a situação, a culpa é inevitável.

5. Eles falam apenas sobre si mesmos.

Tudo o que essa pessoa fala está relacionado a ela.

Eles não têm nada de bom para dizer sobre qualquer outra coisa e podem zumbir sem parar sobre si mesmos.

Quando você finalmente coloca uma palavra e muda de assunto, eles direcionam o foco de volta para eles, como se nem sequer tivessem ouvido uma palavra do que você disse.

6. Eles usam triangulação.

É quando um narcisista, você e outra pessoa estão todos envolvidos em um tipo de jogo mental triangular.

A outra pessoa é trazida pelo narcisista depois de ter sido levada a acreditar que você está errado ou com problema.

Basicamente, ao colocar você e uma terceira pessoa um contra o outro, o foco é retirado do narcisista, como é o caso de qualquer culpa, e eles ficam livres de escárnio.

A outra pessoa também irá defendê-la e apoiá-lo, e isso alimenta a necessidade de serem apreciados e percebidos como certos o tempo todo.

7. Eles nunca mudam.

Uma vez narcisista, sempre narcisista.

Eles continuarão a agir superficialmente, manipulam e enganam até o dia em que morrerem. Não há remédio ou cura para eles, a terapia pode ajudar mas na maioria das vezes também é ineficaz.

Seus problemas estão profundamente enraizados em suas mentes e enraizados em suas personalidades.

Mesmo depois de removê-los de sua vida, eles simplesmente passarão para a próxima vítima inocente e começarão a arruinar a vida dela.

Você já lidou com um narcisista? Deixe-nos saber nos comentários.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Fonte: higherperspectives)

(Imagem: Bruce Mars)

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Lendo todo texto vi exatamente meu ex marido e tudo que passei em 9 anos de casamento. Esse relacionamento abusivo me custou minha sanidade emocional. Trato de transtorno de ansiedade crônica, ataques de Pânico, fobia social e é claro depressão há 10 anos mesmo longe dele sofro as consequências. Mais graças a Deus consegui sair.

  2. Sim! Meu ultimo namorado. Vitima das circunstancias, da vida, a culpa sempre era dos outros nunca dele. Quando eu começava a falar de mim ele se entediava, mudava de assunto, mudava o foco. Agora quando era pra falar sobre ele, a conversa ia longe. Quando estava irritado comigo, mandava áudios me menosprezando, diminuindo, menosprezando minhas crenças e modo de levar a minha vida. Me humilhava, era grosseiro comigo se eu não usava as lingeries e biquínis do jeito que ele gostava. Me afetou psicologicamente.Tem outra namorada. Sinto pena dela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here