Na psicologia das cores, ser atraído pela cor preta – especialmente nas roupas – geralmente indica um desejo de recuperar o poder. Seja tentando proteger-se de certas emoções, distanciar-se das pessoas ou comunicar uma necessidade a ser respeitada, preferir usar todo o visual preto geralmente é uma mensagem inconsciente para o eu e os outros.

As cores estimulam nosso cérebro de maneiras diferentes, e a maneira como reagimos a certas cores pode dizer muito sobre quem somos.

As pessoas que se vestem  inteiras de preto geralmente são altamente emotivas, um pouco neuróticas e desejam desviar a aparência delas em favor de quem são e do que estão tentando realizar na vida.

As pessoas que se vestem inteiras de preto geralmente estão inconscientemente tentando se proteger de sentimentos que acham que não podem controlar. Elas geralmente são superestimulados com facilidade e talvez lutem para afastar a ansiedade e manter o foco em suas tarefas diárias. A escolha de cores monocromáticas cria uma sensação de certeza e “união”.

No entanto, o interessante é que as pessoas que vestem preto geralmente não se incomodam quando outras pessoas usam muitas cores. Não são as cores que são imediatamente perturbadoras, é quando elas colocam as cores em si mesmas. De certa forma, é a identidade delas que mais preocupa.

As mulheres, em particular, costumam usar todo o preto porque estão tentando ser “mais do que aparentam”. Elas querem desviar a atenção de como olham para o que fazem ou para quem são.

Pesquisas em psicologia das cores mostram que uma preferência pela cor preta indica prestígio e poder; alguém que veste preto se leva a sério. Por serem intrinsecamente ambiciosos, eles querem se proteger de todas as críticas e dores em potencial que podem advir na busca de seus sonhos. As pessoas que vestem preto geralmente são emotivas.

E elas não estão errados: estudos mostram que existem muitos atributos positivos associados a pessoas que vestem preto. Uma pesquisa afirma ainda:

Preto é a cor que você deve usar quando estiver tentando impressionar, tranquilizar ou cortejar. Existe uma certa confiabilidade nisso em uma pessoa que faria você entregar suas economias e agradecer pelo privilégio da companhia. Em toda a nossa pesquisa, o preto ficou em primeiro ou segundo lugar na maioria das características ‘boas’ (por exemplo, confiança, inteligência e sensualidade) e mal figurava nos traços ‘ruins’ (arrogância). ”

A cor preta também é vista como mais atraente também. Um estudo sugere que isso ocorre porque geralmente quem a veste é visto como “sério” e “confiável”, o que se traduz em confiança.

De fato, quase metade das mulheres e 64% dos homens concordam que o preto exala auto-suficiência. Longe vão os dias em que preto sobre preto foi reservado para o Halloween. Como se vê, é a cor mais atraente, segura de si, que exala confiança e que acalma.

(Fonte: thoughtcatalog)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here