A personalidade de cada um é composta de um conjunto de várias características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir. É um processo único de cada indivíduo.

Existem determinados traços da personalidade que são importantes e bons mas são abafados com a sobrecarga do peso vivido, e as características que sobressaem são para conseguir lidar com situações difíceis e muitas vezes que estão além do seu limite. Por conta destas situações de sobrecarga da vida, estas características da personalidade ficam mais fortes, sobressaem e as pessoas vêem você como se possuísse apenas estas características, definem sua personalidade deste modo e de certa forma, até você, porém não é esta a realidade, somos compostos de muitas características, temos muitos traços em nossa personalidade que podemos utilizar e por vários motivos e desconhecimento nosso, não utilizamos, e sim os sufocamos.

É natural que para ultrapassar cargas difíceis precise mostrar mais força, se revestir de uma blindagem maior para lidar com pessoas e situações que são invasivas e pesadas demais, portanto traços mais suaves de sua personalidade, como por exemplo: a delicadeza, a sensibilidade, a amorosidade, a afetuosidade infinita que possui ficam escondidas e o que sobressai é uma pessoa com couraças de uma fortaleza enorme, uma pessoa muito dura, muito inviolável, uma pessoa que não pode se mostrar fraca ou sensível para não ser engolida por pessoas e situações. Se torna alguém que precisa se proteger e se defender muito. Com o decorrer dos anos esta pessoa passa a acreditar que sua personalidade é somente esta, de uma dureza, rigidez, e uma fortaleza enorme e se esquece de outros traços, esquece-se que não é principalmente isso, nem precisa ser o tempo todo alguém tão forte, tão armado, nem se defender o tempo todo.

Esta pessoa pode ser esta potência de força, coragem e certa invulnerabilidade para lidar com problemas e pessoas, mas ela não é só esta armadura, ela é pessoa, e tem várias outras características, sentimentos e em certo momento lembra-se que é muito sensível e gosta de ser assim, que é muito delicada e ama este traço adormecido, que possui uma vulnerabilidade bonita que não quer mais esconder e não precisa, que possui um amor lindo e quer mostrar e distribuir para todos sem receios bobos de ameaças de se tornar vulnerável demais.

Esta pessoa possui uma docilidade que adora e opta hoje por usar muito mais consigo e com todos. Enxerga que nenhuma destas características ameaçam a sua força, e não atrapalham sua coragem ou a sua possibilidade de lidar com situações difíceis, ao contrário, tornam-a mais forte, mais potente. Saber utilizar as características lindas de sua personalidade o preenchem de maiores recursos e força.

Agora é o momento de extrair de si mesmo a flor de perfume mais suave do seu ser é hora de reconhecer potencialidades do seu interior e usá-las ao seu favor, deixar vir a tona todo seu encantamento e suavidade, conseguir deixar brotar o seu lado delicado, aquele que sempre lhe trouxe alegrias e felicidade, também deixar vir à tona aquele jeito de criança, uma certa inocência, aquela esperança bonita de acreditar na vida e nas pessoas independente de todas as experiências ruins vivenciadas até hoje e ter muita alma para viver e sonhar sem limites, sem entraves das dores, de experiências mal vividas, de enganos e desilusões, porque a vida é um recompor, uma coisa vai embora para outra melhor surgir, acontecer.

As agruras fazem parte do processo da vida mas não precisam modificar traços importantes e maravilhosos que compõem o nosso ser, não são para nos tornarem armados, endurecidos, amargurados. Os traços que lhe dão toda a beleza e fazem você ser uma pessoa linda e encantadora são fundamentais, não deixe ninguém roubar isso de você, nem situação alguma. Não deixe de acreditar que você pode ser muito suave e a vida pode ter mais leveza.

Deixe sempre os melhores sentimentos e traços da sua personalidade te conduzirem para se tornarem visíveis, para todos saberem que você pode ser um leão quando for preciso para enfrentar tudo e vencer, porém que gosta mesmo é de ser gatinho e sabe muito bem dar afeto, carinho, dengo com muita suavidade e sensibilidade, que também sabe reconhecer nos outros e preza por receber, que adora mostrar vulnerabilidades e lidar com as dos outros, desnudando-se totalmente porque já consegue entender muito bem que para ser forte não precisa ser invulnerável ao contrário, quanto mais forte uma pessoa é mais reconhece todas as suas fragilidades e que ninguém precisa viver se defendendo ou com armaduras para se proteger o tempo todo.

Há muita segurança, apoio, carinho, delicadezas, gentilezas, amores, amizades, compreensão esperando por você, esperando para serem vividas, existem muitas pessoas que esperam uma oportunidade para lhe oferecerem o melhor.

Usufrua de tudo isso hoje, inicie seu processo de riquezas interiores com trocas mais profundas e muito mais verdadeiras, as trocas de coração e de alma , aquelas que fazem valer a pena toda a vida.

Dê amor, dê carinho, fale coisas lindas, troque muito afeto, fale palavras lindas, as palavras mais bonitas de todas, use-as com frequência, fale ao amor, aos amigos, aos entes queridos, aos transeuntes tudo aquilo que gostaria que lhe falassem. Relaxe, você pode usar toda a sua meiguice, usar toda docilidade da sua personalidade, usar seus melhores recursos e ser muito feliz sendo exatamente como é.

Brinde a vida e os bons sentimentos, eles estão aí esperando por você para serem vividos! Existem muitas pessoas querendo lhe oferecer muito carinho, amor, delicadezas e afeto, aceite, permita-se viver o melhor, as coisas mais doces e leves da vida.

A vida pode ser mais doce

Pode ser mais leve

A vida pode ser delicada

Ter suavidade da alma

Pode ser cheirosa

Com perfume de flor

Pode ser perfumada

como o aroma suave do seu interior

Ser encantada como o amor

Pode ter surpresas incríveis do tamanho dos seus sonhos

Viva você

Viva o seu brilho

A sua autenticidade

Viva todos os seus sentimentos

Os intensos e serenos

Viva todo o seu encanto

Viva todo o seu interior.

(Imagem: Nataliya Vaitkevich)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Patricia Tavares
Sou Psicóloga pós graduada, Reikiana Nível 3.Trabalho há 21 anos em consultório com psicoterapia, hipnose clínica. Já trabalhei em hospital, núcleo de violência da mulher. Acredito na vida, no amor, nos bons sentimentos, no perdão, na beleza da alma, na superação, no ressignificar, na humanidade. Adoro escrever e falar sobre sentimentos, superações, motivar pessoas, conseguir promover o melhor, despertar o que possa ser maravilhoso em cada um de nós e libertar pessoas de suas prisões emocionais, com uma nova e especial forma de viver, independente dos acontecimentos da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here