Estamos sempre conectados, mas nem sempre usamos os recursos da internet a nosso favor. Aprender pode ser mais fácil e acessível atualmente e explicaremos os motivos disso.

Não há quem não fique algumas horas do dia conectado, seja para questões pessoais ou profissionais. Fazemos atividades e reuniões de trabalho online, conversamos com nossos amigos e familiares, fazemos análise com bons profissionais de psicanálise usando aplicativos seguros de comunicação e muito mais.

Podemos, inclusive, contar com plataformas seguras de ensino online para aprofundarmos nossos conhecimentos sobre assuntos interessantes, como a Psicanálise da qual somos fãs e que tanto amamos e nos interessamos, por exemplo.

Psicanálise e ensino à distância

Conhecer e estudar Psicanálise é um compromisso constante para os profissionais estarem por dentro da história e das inovações da ciência do inconsciente. Muita coisa mudou dos tempos de Freud para cá, inclusive o modo como complementamos nosso conhecimento.

Além da análise pessoal, indispensável para o exercício da Psicanálise, o profissional tem à sua disposição meios que potencializam a aprendizagem dos estudos psicanalíticos. Mas nem sempre estes recursos estão em nossa língua nativa, a língua portuguesa.

Por falar em Freud, é sabido que inicialmente sua teoria foi traduzida do alemão para o inglês e do inglês para o português. Já imaginou quanta coisa interessante e realmente importante e relevante não foi perdida no meio do caminho?

Muitos estudos feitos no mundo são feitos na língua inglesa ou são traduzidos para o idioma mais falado no mundo: o inglês. E quando encontramos artigos científicos traduzidos para o português, muitas vezes perdemos a essência do que o estudo tem a nos agregar por não termos os termos exatos em nossa língua para usar.

Há também que considerar os desafios de tradução de textos que podem ter mais de um século de existência e considerar que termos podem não ter sido bem traduzidos. Nesse ponto, ler o original é sempre uma escolha inteligente.

Caso você não tenha grande conhecimento de outros idiomas, o aprendizado de um curso de inglês online, por exemplo, pode te ajudar a aprofundar não só na língua mas também nos conhecimentos em Psicanálise na língua inglesa.

Há vários aplicativos online que podem te ajudar no aprendizado, como o o da Babbel, onde você é capaz de sair do inglês básico e para o avançado de forma simples, dinâmica e respeitando seu ritmo de aprendizagem.

Ensino de Psicanálise à distância: confiar ou não confiar?

O ensino à distância ainda sofre com o preconceito de algumas pessoas, que ainda não confiam na qualidade dos produtos da internet. Se fosse tempos atrás, essa desconfiança não seria completamente infundada, mas hoje temos bons recursos e locais para aprendermos o que quisermos.

O meio acadêmico está repleto de periódicos e plataformas atualizadas e seguras com conteúdo de qualidade para o estudo da Psicanálise e do que mais você precisar. Você até pode ser da velha guarda e preferir o ensino presencial, mas vamos combinar que ter material de qualidade online à sua disposição é indispensável nos dias de hoje.

Diversos artigos científicos estão à disposição de bons periódicos e revistas científicas. É possível ver revisões teóricas da Psicanálise ao longo dos tempos, sua evolução, mudanças e até mesmo o contexto histórico de cada um dos estudos, mantendo a qualidade e segurança da veracidade das informações, mesmo na internet.

A Coursera, por exemplo, é uma plataforma disponibiliza cursos preparados por grandes universidades, como Yale, Duke, Johns Hopkins, entre outras. Isso mostra que mesmo as instituições de ensino mais tradicionais estão cientes de que podemos usar a tecnologia a nosso favor.

No conforto de sua casa ou até mesmo em seu consultório, esperando um paciente ou outro, você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos e se tornar um profissional ainda melhor. Para isso é preciso ter atenção aos meios e às plataformas que recorre para esse processo.

Sabemos que a internet, quando mal utilizada, pode ser arriscada. Mas atualmente as plataformas de ensino à distância são extremamente comprometidas com a segurança dos dados dos alunos e dos conteúdos oferecidos por elas.

Reputação e qualidade (ou a falta dela) são completamente questionáveis no meio virtual e viajam na velocidade da luz. Por isso, é sempre importante recorrer a indicações e avaliações de uma instituição de ensino online, seja para estudos em Psicanálise ou mesmo para o aprendizado de um simples idioma.

A tecnologia a nosso favor

Seria impossível, tempos atrás, imaginar que nosso processo de análise poderia ser feito entre analista e paciente, separadamente, não é mesmo? Como pensar, anos atrás, que o analista poderia estar em seu consultório e o paciente em sua casa e manter a qualidade do serviço oferecido? Isso é uma realidade.

Esse e outros ganhos são possíveis quando pensamos que a tecnologia pode ser uma aliada para a manutenção de nossa saúde mental. E se você, psicanalista, quer oferecer o melhor ao seu paciente, é preciso estar sempre por dentro dos rumos da Psicanálise.

Que tal usar a internet e a tecnologia a seu favor e manter a excelência de seus serviços, sem sair de casa? Saiba mais sobre a Psicanálise, no idioma que for, e veja como você tem a ganhar como pessoa e psicanalista.

Fonte: Babbel / Brasil247/ G37

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here