Cientistas, psicólogos, designers de interiores, artistas e muitos outros profissionais acreditam que as cores podem afetar, e muito, o comportamento, os sentimentos, o humor, as vontades e até sua dieta. Você já se sentiu estimulado em um cômodo amarelo? Sentiu fome em um ambiente vermelho ou laranja? A cor azul de uma sala te fez ficar tranquilo? Se ainda não parou para observar suas emoções sob estas características, vale a pena prestar atenção nos efeitos que diferentes espaços coloridos podem causar no seu emocional. Eles podem te deixar feliz, triste, zangado ou melancólico.

Antes de redecorar sua casa ou seu ambiente de trabalho e escolher as cores para uma nova pintura, é bom ter em mente que cada tonalidade é responsável por um efeito sobre seu cotidiano. Os princípios da cromoterapia também podem te ajudar. Essa ciência estuda como as cores ajudam a equilibrar a harmonia do corpo e da mente. Pesquisas já comprovaram que quando nossos olhos se conectam com uma cor, o cérebro libera substâncias químicas diferentes que nos impactam físicamente e emocionalmente.

Uma vez que você aprende um pouco sobre o poder das cores, essas informações podem promover uma mudança na atmosfera da sua casa, além de complementar a decoração. Veja algumas ideias de cores e o que elas podem representar:

Verde: Os tons de verde são ideais para qualquer cômodo, principalmente os quartos, pois remetem à natureza e criam um ambiente equilibrado e harmonioso. Nele você pode recarregar suas energias e afugentar o estresse.

Azul: Lembra o céu e o oceano. É a cor da paz, da harmonia e da tranquilidade, deixando a atmosfera propícia ao relaxamento. Azul claro ou turquesa são ótimos para o banheiro, pois criam a sensação de que você está entrando em um oásis de bem-estar.

Lilás ou roxo: A cor representa o equilíbrio entre a sabedoria e o amor. A escolha destes tons traz ao espaço uma energia espiritual onde razão e emoção podem viver em sintonia.

Amarelo: É a cor da comunicação e da concentração. É indicada para ambientes da casa que servem também como local de trabalho, por ser bastante energética.

Vermelho: Se usado na quantidade adequada e no tom certo, é uma cor apaixonada, que indica amor e carinho.

Laranja: O laranja é uma ótima cor para cozinhas, mas se usado em pequenas doses, pois pode levá-lo a sentir fome exagerada.

Branco: É a cor que melhor representa a paz e a tranquilidade. Embora pareça o contrário, o branco está entre as escolhas preferidas das pessoas inquietas. Se usado em excesso pode estimular a ansiedade, por isso, sempre é bom combiná-lo com detalhes de outras cores.

Preto: A cor mais impactante, pois pode ter duplo significado: ou você terá um ambiente sofisticado, ou um ambiente pesado. Isso vai depender da quantidade de superfície onde será empregada. Para criar o efeito ideal, escolha usá-la em alguns detalhes.

Rosa: Como se trata da mistura entre o branco e o vermelho, a cor significa o encontro entre o amor e a felicidade. Os tons de rosa são ideais para reavivar o relacionamento.

Cinza: A cor é o símbolo do equilíbrio, pois mistura o branco e o preto, que são cores opostas. Nos ambientes, pode criar uma atmosfera de estabilidade, conciliação e amizade.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here