Segundo pesquisa realizada pela BBC, os Estados Unidos contam com a quinta melhor educação universitária do planeta — atrás apenas de países como Finlândia, Alemanha, Noruega e Suíça, respectivamente.

Muito do que faz os Estados Unidos ter um sistema educacional conceituado no âmbito universitário é o fato de que o país conta com algumas das universidades mais prestigiadas do mundo e muitas delas estão localizadas na costa leste do país — como Harvard e Yale, por exemplo.
Portanto, com foco em abordar as universidades mais conceituadas dos Estados Unidos, separamos quais são as mais prestigiadas do leste do país.

Universidade Harvard

Inaugurada em 1636, a Universidade Harvard, localizada na cidade de Cambridge (Massachusetts), segue como a mais antiga de todo país. Com cerca de 20 mil alunos, Harvard é conhecida por ser uma universidade que revela os maiores intelectuais e empresários dos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia da importância de Harvard, 157 ex-alunos da universidade já ganharam o Prêmio Nobel, número que supera qualquer outra instituição de ensino do planeta. Entre os estudantes que já passaram por lá, destacam-se nomes como Barack Obama, John Kennedy, Mark Zuckerberg e vários outros.

Parte do que torna Harvard tão especial para os seus alunos é a notória base de investimento que a universidade conta. Afinal, o orçamento da instituição gira na casa dos US$ 40 bilhões.

De acordo com a lista da QS World University Rankings, que ranqueia as universidades de acordo com o seu grau de importância, Harvard fica na terceira colocação geral em todo mundo.

Vale ressaltar também que pesquisadores de Harvard já fizeram vários estudos na área da psicologia, como este divulgado no ano passado após 75 anos de estudo e que concluiu o segredo da felicidade.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Bem mais novo do que Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts foi fundado em 1861. Considerado como um dos principais institutos de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do planeta, ele já revelou mais de 80 ganhadores do Prêmio Nobel em toda sua história.

Nos Estados Unidos, o MIT, como é conhecida em sigla, é uma universidade considerada perfeita para jovens que contam com grande capacidade intelectual e que querem inovar na área da tecnologia. O MIT é também muito famoso por ser a casa de alguns dos astronautas mais importantes do planeta – a instituição já formou dezenas deles nas últimas décadas.

Segundo a lista da QS World University Rankings, o MIT é considerado a melhor universidade para estudar no planeta. Por lá, o estudante pode escolher seis escolas diferentes: arquitetura e urbanismo, engenharia, humanidades, artes e ciências sociais, gestão, e escola Whitaker de ciências da saúde e tecnologia.

Universidade Columbia

Situada em Nova York, a Universidade Columbia segue como uma das principais do planeta — ocupa o top 20 segundo a QS World University Rankings. Fundada a pedido do Rei George II, da Grã-Bretanha, ela era inicialmente chamada de King’s College no tempo de sua fundação (1754).

Considerada um dos bastiões do jornalismo estadunidense, a criação da Faculdade de Jornalismo da Universidade Columbia foi fundada através de uma doação realizada por Joseph Pulitzer, no ano de 1912.

Com taxa de aceitação de apenas 5,8%, Columbia é extremamente seletiva em seus alunos e uma das mais rigorosas para ingresso nos Estados Unidos. Um dado interessante é que 53 bilionários da atualidade já estudaram na instituição.

Universidade Yale

Com mais de 300 anos de história, a Universidade Yale (Connecticut) já formou cinco presidentes dos EUA. Com altíssimo índice de empregabilidade, 61 ganhadores do Prêmio Nobel foram ligados à instituição. Também com taxa de aceitação pequena, é uma tarefa bem desafiadora ingressar à universidade.

Com orçamento de aproximadamente US$ 27 bilhões (atrás só de Harvard entre as universidades estadunidenses), ela conta com mais de uma dúzia de bibliotecas que acumulam para mais de 11 milhões de livros.

Entre as personalidades que se formaram em Yale, vale a pena ressaltar Bill Clinton, George H. W. Bush, William Howard Taft, Mario Monti, Meryl Streep, Paul Giamatti e vários outros.

Outras universidades que merecem menção

Além das quatro citadas acima, no leste dos Estados Unidos há diversas outras bastante conceituadas e que merecem menção. Uma delas é a Universidade de Wisconsin, situada na cidade de Madison.

Com 20 cursos diferentes, ela cresceu bastante de prestígio nas décadas e, segundo o site da QS World University Rankings, está entre as melhores dos Estados Unidos.

Entre as personalidades que já estudaram na Universidade de Wisconsin, uma das que mais se destacam é certamente Phil Hellmuth, um jogador de poker conceituado com mais de 10 títulos mundiais e um dos maiores representantes da universidade. Outra personalidade que já estudou na universidade e que merece destaque é Allan “Bud” Selig, ex-comissário da Major League Baseball — maior liga de beisebol do mundo.

Localizada na metrópole de Filadélfia, a Universidade da Pensilvânia (Penn) conta com mais de 24 mil alunos e é muito respeitada no âmbito de suas diversas escolas, como comunicação, direito, odontologia, engenharia e ciências aplicadas e vários outros cursos.

Fundada por Benjamin Franklin em 1740, ela se tornou um dos estandartes da democracia estadunidense por meio de seu alto número de políticos estadunidenses que já se graduaram na universidade.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here