Durante séculos, os cães conquistaram o título de melhor amigo do homem, devido ao seu forte vínculo, lealdade e carinho com o companheiro humano.

No entanto, esses não são os únicos benefícios que os cães podem trazer para as pessoas. Desde que um estudo recente analisou sua importância contra doenças mentais.

Para descobrir sua relevância para a saúde humana, a pesquisa se concentrou nos efeitos dos cães no bem-estar mental de seus donos.

Os pesquisadores obtiveram as informações de 54 participantes imersos no programa de saúde mental de Manchester e South Hampton. Aqueles que já haviam sido diagnosticados com várias doenças mentais graves.

Quando perguntados sobre quem é mais importante para cada um deles, sobre o equilíbrio mental (entre amigos, família, parceiro, entre outros). 60% dos participantes escolheram seus cães como a principal fonte de ajuda. Especialmente para enfrentar o tratamento de suas doenças e o estresse da vida cotidiana.

A verdadeira importância dos cães

Para muitas pessoas, os cães representam uma fonte de amor, companhia, lealdade e fidelidade que não é encontrada em alguns relacionamentos humanos. Quando você se sentir feliz, triste ou doente, seu animal de estimação será o primeiro a perceber e agir para ajudá-lo.

Para alguns participantes, a presença de seus cães em suas vidas, além desse sentimento de confiança, representa uma distração para suas mentes. Desde quando cuidam de seus animais de estimação, eles conseguem se distrair da gravidade ou sintomas da doença diagnosticada.

Além disso, os cães são capazes de fornecer apoio em situações extremas que incluem pensamentos depressivos e até mesmo diante de idéias sobre suicídio. Portanto, a companhia de um cão é de vital importância para pessoas com doença mental.

Possuir um animal de estimação também ajuda a combater o estigma associado há décadas a doenças mentais. Uma vez que ter cães em casa requer responsabilidade, controle e participação em uma rotina de atividades diárias.

Ao contrário da imagem da deficiência que grande parte da sociedade moderna tem diante de pessoas que sofrem de doenças mentais. Dessa forma, a presença de um cachorro em casa ajuda a criar um ambiente mais positivo para seu dono. Ao mesmo tempo que ajuda você com sua doença e com a percepção das pessoas.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Imagem: Alice Castro

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here