Você está com dúvidas sobre a profissão a seguir? Não faz ideia qual o rumo tomar? Pois é! Essa é uma situação mais comum do que aquilo que pode estar pensando! Muitos jovens, e até adultos, se sentem em dúvida no que toca à escolha de uma carreira!

Mas como tomar uma decisão acertada?

Pois bem! A psicanálise pode, sim, dar uma ajuda nesse sentido. Os psicanalistas, ou psicólogos, podem ajudar a orientar jovens e adultos na sua vida profissional.

Como?

A psicanálise dá respostas muito claras sobre aquilo que você sente, quem você é, o que gosta…

Mas qual o processo que os psicanalistas e psicólogos usam para orientar profissionalmente? É isso mesmo que vamos ver aqui!

Como é feita a orientação profissional pelos psicólogos e psicanalistas?

Os psicanalistas e psicólogos avaliam vários aspetos para conseguir dar a melhor orientação profissional para os jovens e adultos que buscam respostas para as suas dúvidas. O objetivo é encontrar a verdadeira paixão, aquilo que nos move.

É certo que algumas pessoas valorizam um bom salário, enquanto outras dão mais valor ao poder ou influência, e outras têm um gosto pessoal por alguma profissão.

Mas aquilo que nos torna realizados em nossa profissão é a paixão com que fazemos o nosso trabalho. E é essa paixão que a psicanálise pode encontrar!

Antes de mais nada, o psicólogo, ou psicanalista, vai ajudar a que você possa ouvir a sua voz interior, aquilo que está em seu íntimo. Além disso, ele vai ajudá-lo a perceber os seus gostos e suas capacidades.

Não importa a sua idade! Qualquer hora é certa para encontrara a verdadeira paixão, aquilo que realmente nascemos para fazer. Então, se você está na dúvida, se não gosta assim tanto daquilo que faz, está na hora de procurar um psicólogo para ajudá-lo a encontrar a profissão que se encaixa na perfeição!

Os testes vocacionais e psicotécnicos também são muito usados para determinar os interesses e as áreas vocacionais. Esses testes nos indicam as áreas profissionais que melhor se enquadram em nosso perfil, de acordo com a nossa personalidade.

Como escolher o melhor psicólogo para a minha orientação profissional?

O psicólogo é uma pessoa graduada em psicologia que pode nos ajudar em vários aspectos da nossa vida, não só no campo profissional. Esta ciência se dedica a entender e analisar os indivíduos.

Os profissionais de psicologia usam os seus conhecimentos para ajudar os pacientes a ultrapassar os seus problemas emocionais e comportamentais. Além de ser um profissional importante para assegurar a saúde mental de seus pacientes, ele pode ajudar a encontrar a melhor profissão.

Mas antes de sair contratando um psicólogo, ou um psicanalista, é importante se certificar que é um bom profissional e que você se identifica com ele.

Muitas vezes, ao contratar um profissional, você acaba não tendo resultados porque simplesmente não sente afinidade com ele, não se sente à vontade para falar abertamente de seus sentimentos e de tudo o que está acontecendo.

A primeira consulta é principalmente para você saber se sente essa conexão com o profissional e fazer a orientação profissional com ele.

Outras formas de conseguir orientação profissional

Você não tem dinheiro para pagar um psicólogo ou psicanalista para fazer a sua orientação profissional? Felizmente já existem alternativas que podem ajudá-lo a buscar a profissão certa!

O Guia das Profissões é uma boa opção para aqueles que não sabem o caminho que hão de tomar. Esse Guia é o maior portal de profissões que existe atualmente. Conta com uma base de dados de centenas de profissões, e lá você pode saber várias informações sobre cada uma delas, como, por exemplo:

• O que faz uma pessoa que tem determinada profissão
• Quais as suas funções
• Quais as saídas no mercado de trabalho e a taxa de empregabilidade
• Como entrar na carreira
• Onde estudar para seguir determinada profissão

Além disso, eles também vão oferecer brevemente testes vocacionais e psicotécnicos que pode fazer gratuitamente.

Uma escolha acertada precisa sempre de conhecimento. Quanto mais profissões você conhecer, maiores são as chances de encontrar aquela carreira que mexe com você, que faz você querer seguir em frente, estudar bastante e se dedicar à profissão.

Por isso, se quer começar por algum lado, não deixe de visitar esse site.

Concluindo:

A escolha de uma profissão não é fácil. Muitas pessoas seguem uma carreira sem sentirem, de fato, uma verdadeira paixão. A psicanálise ajuda a escolher a profissão certa, na medida em que nos conhecemos a nós mesmos.

Quando sabemos o que nos move, é fácil encontrar um ofício que nos dê prazer, que nos faça levantar todos os dias de manhã com o olhar brilhante e feliz.

Por isso, se você está na dúvida sobre a profissão que deve seguir, busque um bom profissional, ou então visite o site que lhe aconselhamos. Vão ser de grande ajuda no seu trajeto!

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here