Por que as pessoas procuram um tratamento baseado na fala e na escuta?

Em geral, procuramos por um profissional que nos ajude a lidar com sentimentos conflitantes, problemas de saúde mental, relacionamentos problemáticos e/ou incômodos nas nossas vidas diárias.

Um psicanalista aborda os conflitos de uma pessoa com duas suposições básicas que foram validadas empiricamente: que uma grande parte da atividade mental é inconsciente , ou seja, fora da consciência de uma pessoa; e dois, que os eventos no passado de uma pessoa influenciam como a pessoa experimenta o presente: emoções, relacionamentos e atitudes em relação ao trabalho e à diversão.

Ao trabalhar com um psicanalista, o indivíduo logo perceberá que um aspecto importante do tratamento inclui encorajamento e segurança do analista, ajudando o paciente a esclarecer a natureza de seus medos e preocupações e, em geral, ajudando o paciente a desenvolver uma avaliação realista de sua vida e as origens da angústia.

No entanto, um aspecto muito importante de uma abordagem psicanalítica é ajudar o paciente a explorar aspectos de sua vida que estão fora de sua consciência, como uma pessoa esconde emoções dolorosas de si mesma.

À medida que o paciente e o analista estão envolvidos, o analista pode ser capaz de mostrar ao paciente como ele evita determinadas situações porque o paciente está preocupado com o fato de que emoções comuns precisam ser controladas.

Por exemplo, quando alguém sofre uma perda, sentimentos dolorosos podem ser insuportáveis ​​e a pessoa faz uma variedade de coisas para mascarar esses sentimentos, rindo em vez de chorar, por exemplo. Outra pessoa, que sofre um insulto potencialmente humilhante, pode responder de maneira a mascarar a emoção problemática, que é dolorosa demais .

Em ambas as situações, uma pessoa pode desconhecer totalmente a natureza e o significado de suas respostas problemáticas. O psicanalista pode ajudar o paciente a começar a entender como se mascara essa emoção dolorosa.

Eventualmente, a pessoa pode aprender por que a emoção é tão insuportável. Com o tempo, o paciente começará a explorar episódios em sua vida que estão afetando suas respostas no presente. Esse tipo de exploração pode obter maiores modificações de personalidade, além da mudança de sintomas.

(Fonte: psychologytoday.com)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here