ESTRESSE CAUSA ANSIEDADE?

O estresse é um dos itens que mais causam ansiedade. Na busca incessante por fazer várias tarefas ao mesmo tempo acabamos aumentando o número de atividades na nossa rotina e diminuindo os métodos de reduzira ansiedade. A boa notícia é que existem estratégias simples evitar que você tenha uma “pane no sistema” e acabe desenvolvendo um Transtorno de Ansiedade ou uma Estafa Mental devido ao estresse.

MÉTODOS SIMPLES E EFICAZES PARA REDUZIR A ANSIEDADE E O ESTRESSE

É importante aprender a administrar o estresse e reduzir a ansiedade. Não há meios de ter qualidade de vida se você não tem tempo para si mesmo. Tire um tempinho na sua rotina e aplique as dicas que vamos lhe dar. Confira:

Consuma os alimentos certos: sabia que existem alimentos que podem levar você a ficar mais ansioso? Excesso de café e de chá verde, por exemplo, podem fazer com que você fique agitado e ansioso. Por isso, equilibre o consumo desses alimentos com outros alimentos mais saudáveis. Não é necessário exclui-los de sua rotina, mas dosá-los. Uma dica é substituir em alguns dias da semana o cafezinho matinal por suco ou vitamina de fruta.

Diminua o consumo de álcool: fazer um Happy Hour com os amigos após o expediente do trabalho é sempre uma forma de reduzir a ansiedade e o estresse. Porém, não vale a pena usar o álcool para isso. Os drinks podem trazer uma sensação momentânea de relaxamento, mas é importante lembrar que o álcool é uma substância depressiva que causa um efeito negativo no humor. Além da ressaca moral que você vai ter no outro dia, ainda vai perceber que sua vontade de trabalhar vai ser quase zero. Por isso invista em opções menos prejudiciais à saúde.

Exercite-se: vários estudos comprovam que pessoas que praticam exercício possuem menos tendência a desenvolverem estresse e ansiedade. Uma maneira eficaz de reduzir o estresse é colocar uma roupa leve, um tênis no pé e sair para caminhada! Não importa qual seja o esporte ou exercício físico que você escolhe, faça com rotina e perceberá que você ficará menos estressado. Além disso, os exercícios físicos ainda vão te deixar em forma e diminuir problemas cardiovasculares.

Tenha hobbies: ler, pintar ou tocar um instrumento musical são atividades que não precisam fazer parte da sua rotina de trabalho, mas devem fazer parte da sua vida. Ter um hobbie é uma das melhores formas de reduzir o estresse. O importante é que no tempo que você estiver praticando esta atividade não pense em nenhuma outra coisa!

Medite: tenha um tempo para meditar. Não precisa usar técnicas rebuscadas de medicação, basta ter um tempo para você. Sente no sofá, feche os olhos e pense em coisas boas. Canalize pensamentos positivos e tente pensar em todas as pessoas que te amam e que te fazem bem. Esqueça por alguns momentos preocupações de trabalho ou preocupações financeiras.

Saiba dizer não: não saber negar as coisas é um dos principais motivos que leva pessoas a se sobrecarregarem. Nunca faça nada além do que você possa suportar. Não trabalhe demais, não estude demais e não faça nada em excesso. Organize seu dia para que você tenha algumas horas para si mesmo. Se preciso for, negue alguns pedidos. Pense sempre primeiro em seu bem-estar. Isso não é ser egoísta, mas sim saber seus próprios limites e se amar mais.

Durma bem: a insônia pode fazer você ficar irritado e muito estressado. Dormir 8 horas por dia é uma forma de reduzir o estresse. Se possível, tire um cochilo quando puder. Não dormir bem faz com que os níveis de um hormônio chamado Cortisol seja aumentado em seu organismo, ele é precursor do estresse e da ansiedade. Por isso durma bem!

Inclua essas atitudes no seu dia e com certeza conseguirá reduzir a ansiedade e minimizar o estresse!

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Aline Lisboa Farias
Aline Lisboa Farias, psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP (INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA) e co-fundadora do projeto Cor&Ação. Proprietária da Lysis Clínica de Psicologia. “Ser Psicóloga é entrar em contato direto com as fragilidades e potencialidades humanas. Estar em contato direto com o intimo de cada ser, é o que dá sentido a minha existência.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here