Se você está em um ponto de um relacionamento amoroso em que deseja parar de amar uma pessoa porque sente que ela não o valoriza ou não demonstra o amor que você acha que merece, então você veio ao lugar certo.

Não há coincidências, há causalidades e, se você está aqui, é porque já sente que não vale a pena continuar apoiando aqueles que não o merecem.

Para dizer a verdade, o amor não correspondido é uma das coisas mais dolorosas que você pode experimentar. Não importa se você está apaixonado por alguém que não se sente da mesma maneira, se seu parceiro parou de amar você ou se simplesmente não o ama o suficiente. O ponto é o mesmo: amar alguém que não o ama é sofrimento na certa !

10 maneiras de parar de amar alguém que não valoriza você.

Não há nada pior do que um coração partido, mas reconhecer que esse relacionamento não está mais funcionando é o principal passo para começar a parar de amar essa pessoa. Obviamente, enfrentar uma situação de amor que segue uma direção é muito complicado e doloroso, e que só sabe quem vive ou viveu essa realidade.

O importante é perceber que não há como voltar atrás e querer superar aqueles que já sentem que não o amam como deveriam. O ideal é tornar o processo algo sereno, o mais fluido possível, sem conflitos ou grandes dramas, e para isso, trazemos as 10 dicas a seguir.

1. Aceite a situação
Reconheça o problema, pare de fugir dos seus sentimentos ou de fingir que eles não existem. Isso não os fará desaparecer magicamente.

Se a sua verdade é que você está interessado em alguém com quem você não se importa muito ou que não o vê da mesma maneira que você, então há um problema … Essa é a sua realidade! Não há necessidade de ter vergonha disso. Aceite a situação e defina seus próprios sentimentos para saber exatamente com o que lidar.

2. Não viva sozinho

Quando você ama alguém há muito tempo, superá-lo e seguir em frente com sua vida pode ser muito difícil. É por isso que é recomendado não viver sozinho o conflito, mas apoiar-se em outra pessoa para se curar. Pode ser um terapeuta, um amigo, um membro da família ou alguém que você realmente sinta que pode fornecer apoio moral.

Lembre-se de que não há nada de errado em verbalizar suas emoções e pedir conselhos de pessoas que você conhece e que se importam com você. Manter suas emoções escondidas e tentar combatê-las por conta própria não o torna mais forte, e talvez torne ainda mais doloroso e  o deixe até doente!

3. Veja as coisas com otimismo.

Evite o desespero. Coisas como essas acontecem com todo mundo, e é algo que você superará rapidamente, mesmo que não ache viável no momento.

Faça o seu melhor para ter uma perspectiva positiva da situação. Pense em todas as situações do seu passado que lhe pareciam insolúveis. No entanto, você conseguiu superá-los, certo? … Então, o que faz você pensar que isso é diferente? Ou que você sempre será pego nessa situação?

Talvez você não consiga ver uma saída agora, mas precisa confiar que o tempo cura todas as feridas e fará o mesmo com a sua.

4. Esqueça o passado.

Concentre toda a sua energia no presente e não se apegue ao que era, como essa pessoa te amou, os momentos em que viveu juntos … etc.

Você está vivendo neste momento e este é o momento em que essa pessoa não o ama como você merece. Concentre-se em sair dessa dor agora e esqueça tudo o resto.

5. Não culpe ninguém pela situação

Um dos maiores erros que você pode cometer quando experimenta um amor não correspondido é procurar alguém para culpar por tudo. Da mesma maneira que você não pode se forçar a amar alguém, essa pessoa não pode se forçar a retornar a você o amor que está recebendo de você.

Então, por favor, não se considere um tolo por sentir tudo isso. Não pense em si mesmo como alguém indigno de amor. Só porque uma pessoa não se importa com você não significa que você nunca receberá o amor que merece.

Além disso, faça o possível para não transformar sua decepção em ódio pelo objeto de sua afeição. Não há nada de errado em ter sentimentos por alguém, mas a amargura e a raiva desnecessárias irão apenas machucá-lo.

6. Dê a si mesmo tempo para curar

Não espere milagres. A cura saudável é um processo que requer energia, tempo e esforço. Portanto, não espere que as coisas mudem drasticamente da noite para o dia.

Dê tempo a si mesmo para chorar e não retenha suas emoções … Solte-se e permita-se curar.

Se você sentir vontade de chorar ou gritar, é exatamente isso que você deve fazer. Se você quiser levar alguns dias para dormir, faça-o. Apenas certifique-se de não exagerar e não permitir que esse comportamento se torne um hábito insano.

7. Romper todos os laços

Certamente você já ouviu falar da regra “sem contato”. Bem, você deve usar essa técnica para ajudá-lo a esquecer a pessoa que você ama.

O que você precisa fazer é cortar todos os laços com essa pessoa, mesmo que seja a coisa mais dolorosa que você terá que fazer. Entenda que você nunca pode derrotar alguém se estiver em contato constante com ela, de uma forma ou de outra.

Bloqueie essa pessoa em todas as redes sociais e exclua seu número! Pare de aparecer em lugares onde você sabe que o encontrará e, pelo menos a princípio, tente impedir as pessoas de lembrá-lo.

Terminar qualquer relacionamento que você tenha com essa pessoa e dizer adeus a ela é a única maneira de superar seus sentimentos por ela.

8. Livre-se de tudo o que você lembra da pessoa

Descarte tudo o que ele lhe deu, exclua todas as imagens e pare de ouvir as músicas que o conectam a ele. Essa é uma tática chave com a qual você pode remover essa pessoa da sua mente e do seu coração, em vez de apenas se afastar fisicamente.

9. Aprenda com a dor

Em vez de ver sua angústia como o fim do mundo, tente procurar o lado bom. Lembre-se de que essa luta é realmente uma bênção, porque certamente lhe ensinará uma valiosa lição de vida.

Pense nisso como um teste de sua força e algo que fará de você a melhor versão possível de si mesmo. Apaixonar-se por alguém que não o ama da mesma maneira certamente ajudará você a entender quais devem ser suas prioridades, ensinará você a nunca se esforçar tanto em alguém que não merece, e fará com que você entenda que amar a si mesmo mais do que amar alguém é sempre um dever.

10. Aproveite sua vida de solteiro e faça o que te faz feliz

Depois de tomar todas as medidas necessárias para sair dessa situação dolorosa, a próxima coisa que você deve fazer é garantir que não sinta todas essas emoções novamente. E a única maneira de fazer isso é reorientar toda a sua energia em si mesmo.

Mantenha-se ocupado o tempo todo, para ter menos tempo para pensar e se preocupar. Faça as coisas que o fazem feliz e desfrute de todos os momentos da sua vida.

Em vez de tentar parar de amar seu ex, pular para um novo relacionamento, abraçar sua vida de solteiro e aproveitar ao máximo. Esforce-se para melhorar e colocar um sorriso em seu rosto, porque você é o único que pode fazê-lo.

Por: Loubna Hatem
Fonte: reencontrate.guru
Imagem: Min An

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

  1. Pior do que parar de amar alguém que não te valoriza é conseguir parar de amar alguém comprometido que corresponde ao seu sentimento mas não tem coragem de tomar uma decisão…
    Melhor cair fora mesmo, mas é doloroso demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here