Se eu lhe perguntasse sobre seus piores dias de vida, tenho certeza de que você poderia citar alguns. Até as pessoas mais felizes têm dias ruins.

O que pode fazer a diferença é como um dia ruim afeta você. Um dia ruim pode ser um obstáculo na estrada, uma mudança de caminho ou um evento que altera a vida. Um dia ruim pode arruiná-lo ou fortalecê-lo.

O primeiro passo para se recuperar de um dia ruim é cuidar de suas emoções. Dependendo do que deu errado, você se sente decepcionado, desanimado, derrotado ou tudo o que foi mencionado acima. Você pode sentir que a sua sorte não está a seu favor ou que isso parece não dar certo. Você deve abordar esses sentimentos imediatamente.

Pensamentos negativos como esse podem facilmente levar alguém a uma depressão. Suas idéias têm uma maneira de mudar sua perspectiva e realidade. Quanto mais você proclama, mais se torna real.

Para combater pensamentos negativos, você deve transformá-los em motivação positiva. A maneira mais fácil de praticar isso é revertendo os pensamentos negativos para transformá-los em pensamentos positivos. Em vez de dizer a si mesmo que não pode, comece a dizer a si mesmo que pode.

Como você fala consigo mesmo tem uma relação direta com suas emoções e com a maneira como vê as coisas. Ao assumir o controle apenas dessa voz, você está ganhando o controle de uma situação que pode parecer que está fora de suas mãos. Não importa o quanto você tente fazer as coisas certas, sempre haverá contratempos e erros. Se você nunca cair, nunca aprenderá como voltar.

Acalme-se. Fale consigo mesmo como conversaria com uma criança pequena que caiu e arranhou o joelho. Você terá dias fantásticos e terá alguns dos dias mais terríveis que possa imaginar. Ame a si mesmo por ainda se levantar e viver.

*Texto traduzido e adaptado por Verena Paccola com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Imagem: Bruce Mars)

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here