Graças à Internet e à multiplicidade de mídias digitais, achamos mais fácil estar em contato constante, conhecer e iniciar um relacionamento mesmo quando se é de um país distante.

Fatores que se tornam indispensáveis ​​e nos mantêm conectados o tempo todo, para que a ilusão e o amor por essa pessoa durem, especialmente na fase inicial em que tendemos a ser mais “viciados”.

A comunicação deixa de ser um obstáculo nas relações à distância, uma vez que pode gastar um monte de tempo a falar com o nosso parceiro, através de chats ou chamadas de vídeo. Um vínculo que é reforçado antes dos casais próximos, pois eles tendem a criar laços muito mais fortes por terem uma comunicação mais ativa.

No entanto, à medida que o relacionamento avança, muitos casais ficam frustrados, criando situações de estresse e ansiedade em momentos específicos que geralmente levam a momentos de tristeza e separação. A falta de contato físico, momentos de intimidade e carinho são geralmente alguns dos principais fatores das rupturas. Como é o caso de Raúl:

Depois de cinco meses de intervalo, sem ter conseguido nos ver, fiquei entediado a ponto de não querer falar com ela. Unilateralmente, decidi sair porque perdi a ilusão de coincidir.

Com o tempo, são criados problemas que podem ter maior ou menor intensidade e que podem criar situações desconfortáveis ​​ou grandes obstáculos em um relacionamento, como:

1. Incerteza

A ilusão da primeira fase e o fato de estar longe nos faz pensar em como será quando for possível estar perto da outra pessoa, formar um ideal com a outra pessoa que se expande ao longo do tempo. Mas como isso não acontece, pensamentos negativos começam a nos invadir e não saber o que vai acontecer nos causa estresse e ansiedade.

2. Falta de tempo juntos

Um dos grandes problemas em um relacionamento à distância é a falta de contato físico e intimidade que todo casal precisa. Além do fato de que, quando você se encontra com essa pessoa, em muitas ocasiões, os últimos dias de convivência, a ideia de pensar que você não o verá novamente em um período de tempo causa uma tristeza que se apodera desse tempo.

A experiência de Raúl com sua namorada se tornou tão negativa que ele não quer voltar para um relacionamento à distância, embora pense em estar com ela novamente:

Estou perdido. Eu não quero um relacionamento à distância, no entanto, não sou capaz de deixá-la ir, não suportaria cometer erros e ver que é tarde demais. Não quero perdê-la e odeio essa reação em mim.

3. Tédio

A monotonia, os poucos momentos juntos, a comunicação através de canais digitais e até círculos de diferentes amigos podem levar ao tédio – como foi o caso de Raúl – que pode tornar insignificante o relacionamento do casal.

Embora não haja regras universais para sobreviver a um relacionamento à distância, graças ao fácil acesso que temos a ferramentas digitais como o Facebook ou o WhatsApp, muitas pessoas querem continuar apostando nele. Você pode reforçar alguns aspectos discutidos acima para resolver a falta de proximidade :

1. Manter comunicação

Comunicar-se com nosso parceiro significa mostrar nossa personalidade , nossos gostos, caráter e afeto em relação à outra pessoa. Isso permitirá que você o conheça, seu círculo de amigos, parentes, entenda seus medos, sua maneira de se comportar e tratar você.

O psicólogo Mercedes Zaragoza recomendou que Raul fizesse algo muito importante em seu relacionamento:

O mais saudável é ser honesto e franco, expor suas dúvidas e o que você sente. Por outro lado, ela deve fazer o mesmo e, juntos, buscar uma solução que satisfaça os dois.

2. Procure momentos para vê-lo

Todo relacionamento é um mundo, mas ser capaz de vê-lo em um determinado período de tempo é positivo para manter o interesse , o entusiasmo e a motivação dessa pessoa. Isso sim! Tente não cair na rotina, para que não pareça uma obrigação vê-lo, senão algo que você queira.

3. Confie no seu parceiro

A confiança é a chave para um relacionamento e, apesar das milhas de distância, deve estar presente. Ficar longe não significa que isso acontece com você , que mente para você ou mesmo que é infiel .

4. Mantenha o interesse

Dê-lhe liberdade e obtenha a sua também. Mas não deixe que a rotina, a tristeza ou o sentimento de solidão o afetem. Um relacionamento à distância pode ter muitas vantagens, além de criatividade para inovar em seu relacionamento. Descubra o que você mais gosta!

(Fonte: mundopsicologos)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here