Os empatas são instrumentos altamente sensíveis e afinados quando se trata de emoções. Eles sentem tudo, às vezes ao extremo, e são menos aptos a intelectualizar sentimentos. Intuição é o filtro através do qual eles experimentam o mundo. Os empatas são naturalmente receptivos, espiritualmente sintonizados e bons ouvintes. Se você quer coração, os empatas têm.

A marca registrada dos empatas é que eles sabem de onde você é. Alguns podem fazer isso sem assumir os sentimentos das pessoas. No entanto, para o bem ou para o mal, outros, como eu e muitos de meus pacientes, podem se tornar esponjas que sugam a angústia. Isso geralmente anula a sublime capacidade de absorver emoções positivas e tudo o que é belo. Se os empatas estão em torno da paz e do amor, seus corpos os assimilam e florescem.

A negatividade, no entanto, costuma parecer agressiva, cansativa. Assim, são marcas particularmente fáceis para vampiros emocionais, cujo medo ou raiva podem devastar empatas. Como defesa inconsciente, eles podem ganhar peso como um amortecedor. Quando magras, são mais vulneráveis ​​à negatividade.

Além disso, a sensibilidade de um empata pode ser avassaladora nos relacionamentos românticos; muitos permanecem solteiros porque não aprenderam a negociar suas necessidades especiais de coabitação com um parceiro.

Quando os empatas absorvem o impacto de emoções estressantes, podem desencadear ataques de pânico, depressão, comida, sexo e drogas, além de uma infinidade de sintomas físicos que desafiam o diagnóstico médico tradicional, da fadiga à agorofobia. Como sou empático, quero ajudar todos os meus pacientes a cultivar essa capacidade e me sentir confortável com ela.

A empatia não precisa fazer você se sentir muito sensível o tempo todo. Agora que posso me concentrar e evitar os descontentamentos da civilização, a empatia continua a me libertar, acendendo minha compaixão, vitalidade e sentido do milagroso.

Para determinar se você é um empata emocional, faça o seguinte teste.

Pergunte a si mesmo:

-Fui rotulado como “muito emocional” ou excessivamente sensível?
-Se um amigo está perturbado, eu também começo a me sentir assim?
-Meus sentimentos são facilmente machucados?
-Estou emocionalmente esgotado pelas multidões, preciso de tempo para reviver?
-Meus nervos se desgastam com barulho, cheiros ou conversas excessivas?
-Prefiro sair ao meu próprio carro para poder ir embora quando quiser?
-Eu como demais para lidar com o estresse emocional?
-Tenho medo de me envolver em relacionamentos íntimos?

Se você responder “sim” a 1-3 dessas perguntas, você é pelo menos parcialmente empático. Responder “sim” a mais de 3, indica que você encontrou seu tipo emocional.

Reconhecer que você é um empata é o primeiro passo para controlar suas emoções, em vez de se afogar constantemente nos seus sentimentos.

Como encontrar o equilíbrio

Reserve um tempo em local quieto para se equilibrar emocionalmente. Adquira o hábito de fazer mini-intervalos calmantes ao longo do dia. Respire um pouco de ar fresco. Estique-se. Faça uma curta caminhada pelo escritório.

Pratique a meditação. Para combater a sobrecarga emocional, aja rápido e medite por alguns minutos. Isso centraliza sua energia para que você não a absorva dos outros.

Defina e honre suas necessidades empáticas.

Proteja sua sensibilidade. Aqui está como:

Se alguém lhe pedir demais, diga educadamente que não. Não é necessário explicar o porquê. Como diz o ditado, “Não, é uma frase completa”.

Se o seu nível de conforto é de três horas no máximo para socializar – mesmo se você adora as pessoas -, pegue seu próprio carro ou tenha um plano de transporte alternativo para não ficar preso.

Se a multidão for esmagadora, faça uma refeição rica em proteínas de antemão e sente-se no canto mais distante.

Se você se sentir mal pelo perfume em excesso, solicite gentilmente que seus amigos evitem usá-lo ao seu redor. Se você não conseguir evitá-lo, fique perto de uma janela ou faça pausas frequentes para respirar ar fresco ao ar livre.

Se você comer demais para entorpecer emoções negativas, pratique a meditação. Como medida de emergência, mantenha uma almofada ao lado da geladeira para poder estar meditado em vez de ficar em êxtase.

Esculpir espaço privado em casa. Então você não ficará impressionado com a sensação de muita união.

Com o tempo, sugiro adicionar a esta lista para manter-se coberto. Você não precisa reinventar a roda toda vez que está sobrecarregado emocionalmente. Com estratégias pragmáticas para lidar, os empatas podem ter respostas mais rápidas, sentirem-se mais seguros e seus talentos podem florescer.

(Fonte: thoughtcatalog)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here