As crianças e adolescentes estão sofrendo mais com doenças mentais e comportamentais no Brasil. Isso é o que aponta um estudo Sociedade Brasileira de Pediatria, com base em dados do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, as internações hospitalares no Sistema Único de Saúde de jovens por conta de transtornos mentais aumentarem 107% nos últimos nove anos.

Quando consideradas apenas as hospitalizações relacionadas a transtornos de humor na faixa etária de 10 a 14 anos, o porcentual sobe para 300. No total, são quase 25 mil internações no período. Já na faixa etária de 15 a 19 anos, foram mais de 130 mil casos em uma década.

Conforme a médica do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, , doutora Ana Márcia Guimarães Alves, é preciso saber identificar os diferentes sintomas que as faixas etárias apresentam.

“Mais perto da adolescência a depressão vai se parecendo mais com a do adulto. É mais tristeza, melancolia”, explica a médica. “Nas crianças menores podem ser medos excessivos, fobias, transtornos do sono, dificuldade em ganhar peso e no crescimento, adoecimentos frequentes, dores inexplicáveis”.

A avaliação da Sociedade Brasileira de Pediatria indica que o aumento das hospitalizações pode estar relacionado ao avanço da depressão no século XXI. A maioria das ocorrências é motivada por quadros de transtorno de humor, estresse e outras doenças.

Entre as razões também estão registrados transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas, como medicamentos, alucinógenos, maconha e álcool. O aumento da intervenção dessa causa foi de 41%.

Entre as situações de risco para identificar a propensão ao desenvolvimento de algum problema emocional estão a ocorrência de dificuldades emocionais durante gestação, histórico familiar, tentativas de suicídios, estresse tóxico na infância, abuso sexual, entre outros.

Apesar do aumento ser registrado em todas as classes sociais, o problema afeta principalmente os mais pobres. A orientação médica é que as famílias não ignorem a possibilidade de doenças como depressão e transtornos psicológicos na infância.

(Imagem: Charlein Gracia)

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here