Os métodos terapêuticos nem sempre precisam ser realizados dentro de um consultório e com um alto investimento financeiro. Diversas atividades cotidianas servem como rituais terapêuticos alternativos e ajudam a melhorar o nosso dia a dia e qualidade de vida, aumentando a auto-estima e controlando situações de estresse.

Separamos aqui uma lista com algumas boas práticas que vão tornar o seu cotidiano mais saudável. Descubra qual é a técnica mais indicada para o seu perfil e a sua rotina!

Para estimular o pensamento positivo e desviar o foco da atenção de situações negativas, muitas pessoas escolhem o poker como uma forma de “terapia”. O esporte mental é reconhecido desde 2010 como tal e, por exigir um alto nível de raciocínio e concentração, os praticantes (profissionais ou não) acabam se esquecendo de certos problemas do cotidiano. É bem verdade que isso acontece ao assistir esportes – tal como exemplificado num episódio da série How i Met Your Mother – mas ao praticar, o foco nas probabilidades e estratégias faz com que você esqueça dos problemas fora da mesa; Ao mesmo tempo, esse esporte opera de modo educativo em nosso subconsciente: nele, há diversas situações de conflito nas quais temos que escolher o caminho que definirá nosso futuro na mesa. O mesmo acontece diversas vezes em nosso cotidiano.

O desenho e a pintura são outras formas de conectar os cidadãos com o mundo. A criação e a apreciação artística estimulam a percepção, a emoção e a memória e, desta forma, funcionam como mais um ritual terapêutico, que podemos chamar ainda de arte-terapia. Ela pode ser utilizada para melhorar a comunicação e a expressão, resolvendo conflitos ao fazer com que indivíduos demonstrem seus pensamentos e sentimentos por meio da pintura de uma tela ou desenho em um papel. As atividades mantêm o cérebro em movimento e impulsionam o raciocínio lógico.

Para muitas pessoas, “colocar a mão na massa” pode ser um tremendo desafio. Faltam habilidades e conhecimentos na hora de se jogar nas tarefas diárias da cozinha. Para outras, no entanto, ela é um local sagrado onde passam muitas horas do dia e quando cozinham sentem como se estivessem em uma sessão de terapia. Existem os que preferem curtir aquele momento em silêncio, já que muitas vezes esta é a única hora do dia que têm a oportunidade de estarem a sós. Outras aproveitam a oportunidade para despertar a criatividade, apurar os sentidos e unir as pessoas. Seja qual for a preferência, viajar no mundo das fragrâncias, das tonalidades, das texturas e dos sabores faz parte do ritual terapêutico desta atividade.

A Yoga é uma prática de meditação conhecida por apresentar muitos benefícios. Bem-estar mental, melhora no condicionamento físico e na qualidade do sono, e estímulo da memória são apenas alguns deles. Exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento podem contribuir para a saúde física e do cérebro, sendo mais uma opção de terapia alternativa interessante e bastante proveitosa para a maioria dos indivíduos.

Importante esclarecer que somos pessoas diferentes, com personalidades e problemas distintos. Desta forma, o que funciona para alguns, pode não funcionar para outros. As nossas postagens são produzidas com o intuito de informar e não substituem a opinião de um profissional de saúde, um diagnóstico médico ou os tratamentos já prescritos.

E você, sabe de alguma outra técnica de terapia alternativa interessante e eficaz?

Crédito imagem 1: Pxhere, CC0 Public Domain

Crédito imagem 2: Cedric Lim via Pexels, CC0 License

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here