Dirigir um carro nos dias de hoje pode resultar um momento de muita tensão e estresse, mas se subirmos ao carro descarregando nele todos os nossos problemas, colocaremos em risco o nosso carro, a nós mesmos e até a outros carros e motoristas! Por isso, nada melhor do que aprender a relaxar para fugir das pressões do dia a dia e conseguir curtir a viagem.

Tudo na vida é subjetivo e são os seus olhos que podem ver as coisas pretas ou cor de rosa. Mas é verdade que dirigir um veículo é uma atividade que causa estresse, seja por causa do trânsito engarrafado, por causa da fala de educação de alguns motoristas ou pela dificuldade de conseguir carros seminovos em Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em qualquer outro estado do país.

Quando uma pessoa costuma se estressar diante de qualquer dificuldade, será difícil que consiga curtir uma atividade como passear de carro com a família. Mas se você conseguir o controle sobre suas emoções, conseguirá ver, por exemplo, que há fantásticos carros seminovos em Paraná, como confortáveis veículos usados em São Paulo. É tudo uma questão de calma e controle para conseguir ver o que está na frente dos seus olhos!

É natural deixarmos fugir as nossas emoções, positivas ou negativas, quando estamos dirigindo, mas isso é um grande erro. Dirigir estando muito chateado ou com muita euforia, é tão perigoso como dirigir tendo bebido álcool ou tendo usado drogas.

Por esse motivo, tentar dirigir relaxados será o melhor remédio para evitar emoções violentas ao volante, emoções essas que podem provocar um acidente grave.

Ser um motorista ‘zen’

O que significa isso? Pois bem, dirigir é uma ação física e mental; a direção zen é dirigir controlando a parte emocional e mental. Assim, você conseguirá sentar ao volante completamente relaxado.

Para entender melhor: é necessário lembrar o tempo todo que você não está somente dirigindo, mas também circulando. Ou seja, você está dirigindo o seu carro, mas ao mesmo tempo deve lembrar que há uma vida ao seu redor e você deverá estar muito atento a tudo o que acontece fora do seu veículo.

Dicas para dirigir relaxado

Aprenda a relaxar

Você deve subir ao seu carro completamente relaxado, tranquilo. Durante o trajeto você encontrará com certeza situações que poderão lhe provocar estresse. É quando deverá colocar em prática a respiração: respire profundamente pelo nariz, retenha o ar alguns segundos e solte tranquilamente pela boca.

Tome cuidado com a postura

Você deve dirigir sentado confortavelmente. Isso é fundamental para poder dirigir relaxado. Teste o banco: mais para frente, mais para trás, até encontrar a posição certa para o seu corpo. As costas devem estar sempre bem apoiadas no encosto do assento. Você deve sentir que o corpo viaja confortável, sem tensão. Observe os seus braços e mãos segurando o volante: relaxe!

Interior do carro limpo e agradável

Não é só a postura o mais importante, mas também o espaço interior do seu carro, o lugar onde você deve se sentir à vontade. A limpeza é fundamental, bem como ter tudo em ordem, nada solto nos bancos ou coisas jogadas no chão. O cheiro é muito importante também. Portanto, evite cheiros desagradáveis, existem perfumes especiais para carros que são excelentes.

Temperatura no interior do carro

Você deve se sentir bem à vontade dentro do carro, onde a temperatura deve ser agradável. Geralmente, a temperatura ideal para dirigir confortavelmente oscila entre os 19 e os 24 graus. Dentro desses números, você deverá escolher aquela temperatura ideal para o seu corpo.

Janelas fechadas na cidade

É um bom conselho manter as janelas do veículo fechadas enquanto estiver dirigindo na cidade, para evitar o barulho do trânsito, buzinas, motores e toda essa contaminação acústica.

Ouvir música

A música tem uma relação direta com o ânimo das pessoas. O rádio pode ser uma opção, mas não para ouvir um programa de notícias ou uma entrevista ou debate. O ideal é ter diversas listas de músicas favoritas dos mais variados estilos, e ouvir cada tipo de música de acordo ao seu estado de ânimo: algo alegre quando se sentir triste, relaxante quando estiver se sentindo algo nervoso ou músicas bem para cima, quando estiver dirigindo cedo de manhã.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here