O relacionamento entre pai e filho deve sempre permanecer livre das opiniões ou influências de outras pessoas, bem como dos preconceitos.

Embora o relacionamento entre os dois pais seja uma situação ruim devido a abandono, divórcio, discussões ou qualquer outra situação, o dever dos pais é proteger e manter seus filhos livres de envolvimento em conflitos.

Independentemente do contexto que levou os pais a se separarem, discutirem ou se afastarem, a prioridade deve ser a proteção dos pequenos em casa. Uma vez que são diretamente afetados por qualquer situação negativa que represente qualquer mudança na dinâmica familiar.

Falar mal do pai envenena a mente das crianças

Não se trata de adoçar o caminho ou omitir possíveis erros, problemas ou razões que levaram ao conflito entre seus pais. O objetivo é deixar os filhos formarem sua própria imagem e opinião, sem a influência do pai ou da mãe; isso não pressupõe que você deva tomar as medidas de proteção cabíveis visando a segurança do seu filho.

Ao deixar os filhos formarem sua própria opinião sobre a dinâmica da família e sobre o pai ausente, estrangeiro ou desinteressado, com o tempo, ele será capaz de criar uma imagem que ele tomará como referência a evitar no futuro.

Além disso, invadir os pensamentos dos pequenos com rancor, vingança e ódio pessoal afeta seu crescimento e desenvolvimento emocional. Porque sua única perspectiva será herdada, o que tornará difícil para compreender, ter empatia e até perdoar ao experimentar situações semelhantes.

Como pais, você precisa assumir a responsabilidade que um dia escolheu essa outra pessoa como sua parceira de vida, apesar de seus erros e atributos. Portanto, as crianças não têm culpa dos problemas que afetam ou destroem esse vínculo e devem ser protegidas dos efeitos possam resultar.

Ao permitir que seu filho cresça com uma mentalidade livre de suas próprias opiniões e rancores contra o pai, ele terá as ferramentas para ver a verdade com seus próprios olhos e descobrir. por conta própria, se prefere se afastar ou manter contato com seu outro pai.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here