O poker é um jogo de habilidades que mistura a capacidade do jogador de ler tanto situações como seus oponentes. Trata-se também de um jogo de matemática, em que os participantes podem calcular suas probabilidades de ganhar a mão em qualquer situação. O jogo de poker requer concentração e a utilização de algumas técnicas. Não se trata de uma regra, mas muitos dos jogadores bem sucedidos fazem uso da matemática para analisar suas jogadas e consequentemente tomar suas decisões.

Além da matemática, um jogo de poker demanda também de autoconhecimento. O lado psicológico é bem requisitado em algumas jogadas. Uma pitada de estilo próprio pode contribuir para os resultados do jogador. Enquanto alguns são mais reservados e discretos, outros apresentam uma maneira mais despojada, o que pode ser parte da estratégia rumo à vitória.

– É possível vencer o jogo sem usar a matemática?

Algumas pesquisas apontam que podem existir milhares de combinações advindas de determinada jogada. De qualquer forma, estudar um pouco sobre algumas mãos pode contribuir para um desfecho positivo. Portanto, pode-se dizer que é possível usar sim a matemática para vencer o jogo.

É preciso esclarecer, que por mais que o jogador seja bons em cálculos e em raciocínio lógico, existem diversos fatores que podem influenciar em uma partida. Mesmo o fato de perder a concentração é um ponto que pode intervir na jogada, na maioria das vezes negativamente. Portanto, matemática sozinha embora contribua, não ganha jogo sozinha.

– Onde usar matemática no poker?

Também conhecidas como drawing hands, as mãos fracas são aquelas que no começo do jogo tem pouca força, mas ao decorrer da partida podem obter um ótimo resultado. Em resumo são mãos fracas que possivelmente se tornam fortes. No caso deste tipo de mão é possível usar alguns cálculos para projetar resultados.

Já o Expected Value (EV), também conhecido como Valor Esperado também pode ser calculado. Trata-se de uma média referente à quantia esperada em ganhar ou perder durante cada partida. O EV pode ser tanto positivo, como negativo e considera não só a quantia esperada, mas também as probabilidades de ganhar ou perder. Existem algumas ferramentas que ajudam a fazer esta conta, contudo, como não é possível usar nenhum tipo de recurso como este durante um jogo presencial, esta seria encarada como uma forma mais de treinamento do que de aplicação real.

– Sorte x Habilidade

Por mais que a matemática contribua na leitura de um jogo e no estudo de probabilidades, outras situações influenciam de forma significativa qualquer que seja a partida de poker. Por isso, o mais indicado para evoluir enquanto jogador é mesclar momentos de estudo, de prática e aos poucos ir acumulando experiências a ponto de aprender com erros do passado. O poker é um dos jogos mais populares do mundo. Depois de 2010 foi reconhecido como esporte da mente, se unindo a outras categorias de jogos como xadrez, por exemplo. Seja para jogar online ou mesmo entre amigos, praticar este tipo de esporte pode proporcionar momentos de diversão e relaxamento, e se você for um gênio da matemática as suas probabilidades de desfrutar do jogo são ainda maiores.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here