Verena Paccola sempre se destacou nos locais por onde passou. Desde muito nova era amante das artes e do estudo.

Aos 4 anos já assistia aos vídeos do musical “O Fantasma da Ópera” e pedia que na escola o exibissem durante o intervalo. Aos 5 anos queria que este fosse o tema da sua festa de aniversário. Aos 6 foi assistir à montagem brasileira em São Paulo.

Quando completou 12 anos se inscreveu no processo seletivo para o Curso de Piano Clássico em um dos Conservatórios mais conceituados do país, o de Tatuí. Ela havia feito não mais que 6 meses de aula e foi desmotivada pela professora de música da cidade onde residia, com as palavras “falta talento, não dá tempo”. Enfrentou horas de ensaio em frente ao piano e exibiu seu nome entre os melhores colocados. Comprovou o seu lema: “Nunca se é jovem demais para grandes conquistas”

View this post on Instagram

#tbt 🎶🎹

A post shared by VERENA (@verenapaccola) on

Aluna nota 10, extremamente esforçada, acumulou prêmios nas competições de robótica pelo Brasil, onde hoje atua como juíza. “ Nunca desista dos seus sonhos. Sem eles você continua existindo… Mas não vivendo”, reflete em sua conta do Instagram.

Aos 16 anos prestou e passou no vestibulinho para o COTUCA, Colégio Técnico da Unicamp, a melhor Universidade da America Latina.

Foram 3 anos de intensa dedicação, acordava as 4h30 para pegar uma van até o colégio e retornava as 20h. Cansada, faminta e com uma pilha de livros e tarefas para dar conta antes de finalmente dormir.

Tornou-se monitora da matéria de Biologia, desviou da inveja e dos ciúmes de outras estudantes que não se conformavam com sua ótima performance.

Além do Ensino Médio, haviam as aulas de Enfermagem – do curso técnico – quando participou de cirurgias, atendimentos ambulatoriais e  compartilhou de momentos de dor e esperança junto dos enfermos.

Ao participar da Olimpíada de Neurologia do Hospital Albert Einstein, a Brain Bee, uniu a escola em que estudava, o COTUCA, aos pesquisadores do laboratório de neurociências do hospital.

Não foi por acaso que ao se formar no curso técnico e ensino médio recebeu o convite para ser pesquisadora junto desse mesmo laboratório.

Concomitantemente, participou de um processo seletivo do programa Prep da Fundação Estudar, que auxilia os melhores estudantes do Brasil – 0,8% dos aplicantes foram selecionados – a concorrerem no processo seletivo das melhores universidades do mundo.

É o momento em que Verena se encontra, sendo entrevistada por Universidades como Brown, Princeton, Columbia, Stanford, Dartmouth, dentre outras. O resultado sai em março. Detalhe: até o mês passado nunca havia estudado em cursos particulares de inglês e todas as entrevistas, provas e processos seletivos, são na língua inglesa. Não foi sorte ou QI acima da média, e sim horas e horas de estudo, gráficos, planilhas…

Em novembro de 2018 se inscreveu para representar os jovens brasileiros na Youth Assembly, Assembléia da ONU (Organizações das Nações Unidas) que reúne jovens líderes de mais de 115 países. Foi chamada para participar de assembleias em Buenos Aires, New York e no Brasil, mas optou, por conta das provas, entrevistas e custo, em ir para NY.

Para sua surpresa, um dos entrevistadores dessas universidades, ficou tão feliz e tocado pelos seus feitos que se reuniu com amigos do trabalho e lhe deu as passagens.

Dia 14 de fevereiro, estará prontamente representando nossos jovens, junto da delegação do Brasil. Em suas mídias sociais, pede que lhe enviem respostas para a pergunta:  “Como podemos melhorar o Brasil?”,  pois levará as melhores para o evento.

É muito reconfortante e nos enche de esperança exemplos como dessa pequena-grande cientista. Aqui no Fãs da Psicanálise lhe desejamos sorte nos seus voos Verena, seja ao próximo exemplo de bondade, isso basta para ir cada vez mais longe.

*E aproveite NY para realizar seu sonho de assistir a montagem oficial do Fantasma da Ópera 😉 !

Quer acompanhar os passos da nossa jovem cientista, a siga no Instagram:

Veja a entrevista de Verena para o Jornal Eptv da Rede Globo: https://globoplay.globo.com/v/7379846/programa/

*O Fãs da Psicanálise apoia histórias de vida como esta. Se você quiser dar seu depoimento ou conhece alguém que vale a pena aparecer no nosso site, envie fotos e comprovantes, para nossa análise no e-mail: [email protected]

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

2 COMENTÁRIOS

  1. “Fãs da Psicanálise apoia histórias de vida como esta.”
    Será que vocês também apoiam as outras histórias de vida?
    “Alguém que vale a pena aparecer no nosso site…”
    Quem não vale a pena aparecer no site? Porque na minha humilde opinião, TODOS merecem aparecer!
    Só pra refletir!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here