Síndrome de Burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma sobrecarga ou excesso de trabalho. A palavra Burnout vem do inglês e significa “queimar até ao fim”. Trata-se, de um esgotamento físico e mental decorrente de uma vida profissional desgastante e sobrecarregada, que incapacita o indivíduo de desempenhar tarefas quotidianas tais como trabalhar.

Em geral, a síndrome atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas. É o caso de pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas.

O esgotamento físico e emocional é refletido através de comportamentos diferentes, como agressividade, isolamento, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha da memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e ausência no trabalho.

Além do tratamento, que inclui terapia e medicamentos, como antidepressivos, se faz necessária uma mudança no estilo de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem entrar para a rotina, pois ajudam a controlar os sintomas.

Certas expressões repetidas mais do que o comum em voz alta – ou dentro da cabeça – podem ajudar a diagnosticar que você está sofrendo de Burnout.

Algumas delas, listadas pela Forbes, são sintomas de que você pode estar perto do esgotamento mental e físico:

  • Repetir que se está “exausto” mostra um sinal de cansaço profundo e emocional, quase o esgotamento dos nossos recursos psicológicos;
  • “Não posso” ou “não consigo” são sinais de que estamos renunciado ao controle de nossa própria carreira;
  • “Impossível” e “nunca” representam pensamentos absolutos e, quando isso acontece, é menor a probabilidade de ver outras oportunidades;
  • “Desesperançoso”, ou qualquer palavra que mostre a perda de otimismo, aponta que a saúde foi afetada e prejudica o desempenho;
  • “Improdutivo”, sem conseguir fazer nada, é um sinal clássico de desgaste e da perda do sentimento de realização.

*Texto compilado de várias fontes e adaptado pela equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here