Quando uma pessoa é levada pela infidelidade, seja por uma história passageira ou por um engano mais longo, geralmente não tem conhecimento das consequências de suas ações. Deixe-se levar pela paixão e pelo alto nível de hormônios que experimenta. Nesses momentos, você só pensa em como deseja e se sente sexy e o desejo de viver novas experiências assaltam sua mente.

Então, quando o casal descobre a infidelidade, o mundo desmorona. Toda essa confiança, todo o amor construído ao longo dos anos, bem como os fundamentos do relacionamento, estão desmoronando como um castelo de cartas diante de uma brisa suave. Se a pessoa que foi infiel deseja recuperar o parceiro, a grande pergunta que ambos fazem é: é possível que tudo volte ao que era antes?

A resposta é tão complexa quanto o número de casais neste mundo, mas a Dra. Sheri Ann Meyers, autora do best-seller ‘Chatting or Cheating’, acredita que existem dois lados da moeda:

“A boa notícia é que a confiança pode ser reconstruída e o relacionamento pode ser melhor do que nunca. A má notícia é que dá trabalho e os resultados não são imediatos”.

Meyers explica que a confiança nada mais é do que sentir-se seguro: se você e eu estamos seguros, nosso relacionamento também é seguro. Assim, uma infidelidade é vivida dentro do casal como um autêntico terremoto que abala as fundações do mundo que eles construíram e nas quais ambos se sentiam seguros e à vontade.

Mas, como dissemos, nem tudo está perdido . Aqui você encontrará 7 etapas propostas pelo psicólogo especialista em relacionamentos de casal para reconstruir a confiança:

1. Esteja ciente de que esse processo leva tempo e paciência

Restaurar a confiança envolve empatia. Aquele que foi infiel deve se colocar no lugar do outro e entender completamente por que e como ele prejudicou seu parceiro. Saber exatamente o que o machucou e pedir sinceras desculpas é um passo inevitável. Dessa forma, ele mostra que está disposto a fazer tudo da sua parte para fazer o relacionamento funcionar novamente. “Reconstruir a confiança envolve reconstruir a credibilidade”, diz Meyers. Mas esse processo não é alcançado da noite para o dia e ambos devem assumi-lo. Tanto a pessoa enganada quanto a infiel devem ter tempo para curar, recuperar o equilíbrio e se sentirem bem uma com a outra novamente.

2. Dê a si mesmo o tempo e o espaço necessários para expressar seus sentimentos

Isso inclui:

-Chorar pelo que aconteceu
-Faça muitas perguntas: sobre o que motivou a infidelidade, sobre os sentimentos deles, sobre o que você pensa sobre seu relacionamento, etc.
-Fique com raiva e expresse
-Abra sua mente para entender os erros cometidos e o que melhorar

3. Descubra o que seu parceiro precisa

Vocês dois devem estar dispostos a fazer o que for preciso para melhorar o relacionamento.

4. Aceite que a estrada é longa

Às vezes você sentirá como se estivesse dando passos gigantes e outras vezes como se as coisas estivessem estagnadas. Isso acontece especialmente com a pessoa infiel e com pena. Você deve manter uma atitude positiva e otimista: não vale a pena pedir desculpas de vez em quando, mas fazer coisas que mostram que há uma disposição de apostar no relacionamento.

5. Que promessas você pode cumprir?

No caminho para recuperar a confiança, muitas promessas são feitas cheias de boas intenções, mas … você pode cumpri-las todas? A pessoa traída perdoou do coração e está pronta para deixar um rancor de lado? A pessoa infiel está preparada para recuperar seu relacionamento e demonstrar que não será infiel novamente? Comprometer-se apenas com o que você sabe que pode realizar.

6. Pratique os 3 Aes

Afetados
Atenção
Apreciação

Mostre o quanto você se ama com detalhes diários.

7. Quando sentir que não há progresso, lembre-se do amor

O Dr. Meyers dá o seguinte conselho, especialmente para a pessoa infiel:

Quando você ou o relacionamento se sentirem presos e com dificuldades, lembre-se de parar e se perguntar: “Como você reagiria do amor?” Se você sente que um iceberg frio está se instalando em suas conversas, respire fundo, olhe seu parceiro e diga “Eu te amo. Você é quem eu amo. Nós importamos. Sinto muito pela dor que causei a você e a nós” Estou com medo agora, mas vamos superar isso. ”

Com mais de 20 anos de experiência como terapeuta de casais, Meyers reconhece que:

“O caminho da desconfiança para a confiança requer perseverança, paciência, comprometimento e tempo”

(Fonte: mundopsicologos)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here