Pessoas que sofrem de uma doença crônica, como é o caso da diabetes, se sentem pressionadas a lidar da melhor forma com a patologia, o que pode trazer consequências avassaladoras, sobretudo entre os indivíduos mais jovens – como aponta um estudo realizado na cidade de Quebec, no Canadá, e divulgado pela publicação Mega Curioso.

O estudo focou num grupo de adolescentes e jovens diagnosticados com diabetes tipo 1, que envolveu 3.544 indivíduos; e os resultados foram comparados com uma experiência feita com outro grupo na mesma faixa etária, mas que não sofria da doença , composto por 1.388.397 jovens.

De acordo com o estudo, indivíduos entre os 15 e 25 anos que sofrem de diabetes estão três vezes mais predispostos a tentar rirar a própria vida, relativamente a jovens da mesma idade e saudáveis.

Adicionalmente, a diabetes também impacta na saúde mental. Jovens diabéticos apresentam uma probabilidade 1,5 mais elevada de terem ou desenvolverem depressão e ansiedade.

Marie-Eve Robinson, pediatra e líder do estudo, afirmou que já era conhecido o fato de que crianças e jovens com diabetes tipo 1 apresentavam igualmente um maior risco para sofrerem de patologias mentais. Todavia, a especialista pretendia descobrir se essa correlação continua na vida adulta, sendo que infelizmente sim.

(Fonte: noticiasaominuto)

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here