A sociedade coloca tanta ênfase no sucesso que impede muitos de nós de perseguir nossos sonhos – de perseguir o que nos faz feliz, o que dá calafrios em nossas espinhas e borboletas em nossos estômagos. A necessidade de ter sucesso é tão fundamental em nossas mentes, que apenas tentar já é aterrorizante para muitos de nós.

Não deixo que o medo do fracasso me impeça de tentar. Eu assumo riscos. Alguns podem chamar isso de loucura porque me machuco mais do que a pessoa comum, mas acho isso libertador. Não preciso viver com essa dor constante e sem graça de não saber se algo pode dar certo. Eu não tenho que viver boicotando meus sonhos.

Dedico meu tempo livre aos meus sonhos mais loucos, mesmo quando sei que as chances de sucesso são pequenas. Não hesito em me expor, sei que vou me divertir, porque é esperado que as pessoas ocultem com muita intensidade a intensidade de suas mentes.

Luto pelos meus relacionamentos até que não haja mais esperança. Arrisco meu coração, esperando que valha a pena. E se não der, bem … Se não der, sei que fiz a minha parte. Não há remorso. Lamento, talvez, às vezes.

Os arrependimentos são uma dor aguda, mas temporária se você continuar em movimento. O remorso, por outro lado, devora sua alma lentamente com o auto-questionamento diário do que poderia ter sido. O que teria acontecido se eu tentasse?

Quando não tenho certeza se devo ou não buscar alguma coisa, tenho que me perguntar: “Eu teria feito isso se não tivesse medo do fracasso?” Eu garanto 9 em 10, a resposta é ‘sim’. Mais vezes do que não, a única coisa que o impede de tentar é o medo do fracasso e da rejeição.

A vida é muito curta para ser jogada somente com total segurança. Para não arriscar seu coração. Para não perseguir seus sonhos. Para não dizer às pessoas que você ama o quanto elas significam para você, porque você tem medo de assustá-las com seus grandes sentimentos. A vida é muito curta para não enviar sua inscrição para algo porque você tem medo de não ser bom o suficiente. Para não dar o número de telefone a essa garota bonita porque seu medo está lhe dizendo que ela rirá de você ou dirá ‘não’.

Você não ganha nada na vida sem correr riscos. Acredite, a dor que você sentirá se suas expectativas não forem atendidas não é nada comparado ao remorso sombrio e imutável da dor de não ser corajoso o suficiente para tentar. Não deixe que o medo do fracasso o impeça de tentar.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here