Muitas vezes temos medo do que é desconhecido para nós e não sabemos como lidar com pessoas que são diferentes. O que fazer, então? A melhor resposta está na prática da gentileza.

Atitudes cotidianas de carinho, respeito e atenção fazem muita diferença.As pessoas gentis são admiradas por todos. Imagine como a vida seria mais fácil se os pequenos transtornos cotidianos fossem contornados com gentileza? Além da gentileza nos aproximar dos outros, ela também nos ajuda a sermos mais felizes e saudáveis.

Gentileza

A gentileza é tão poderosa que algumas teorias até a relacionam com o desenvolvimento das sociedades. “Os altruístas cooperam e contribuem para o bem-estar da comunidade”, diz Sam Bowles, do Instituto Santa Fé nos EUA. Assim, a disposição para ajudar o próximo teria contribuído até mesmo com o desenvolvimento da humanidade.

Cuide das outras pessoas

A gentileza prolonga a vida, segundo uma nova teoria conhecida como “a sobrevivência do mais gentil”. A teoria sugere que a espécie humana prosperou graças à compaixão. Ao analisarem sociedades antigas, pesquisadores americanos constataram que a gentileza era a chave para a sobrevivência das comunidades e que todos nós temos a capacidade inerente de ajudar os outros, sobretudo os que estão próximos. A gentileza e a compaixão também vão ajudá-lo a prosperar.

Além disso, outras pesquisas apontam que as pequenas atitudes aumentam a felicidade de forma geral. Não fazendo muita diferença se o bom ato é dedicado a uma pessoa próxima ou a um desconhecido.

Pessoas gentis são mais saudáveis

Outros estudos constataram que pessoas que praticam a gentileza frequentemente têm menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas. “Existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde nas pessoas gentis”, diz o professor e autor Stephen Post. A gentileza promove a empatia com os erros dos outros, diminuindo, assim, os níveis de estresse. A paz interior causada pela solidariedade faz bem à saúde.

Portanto, praticar a tolerância e ser gentil é reconhecer no desconhecido um outro semelhante a si mesmo, mesmo que ele pareça diferente de você. Quem sabe por quais dificuldades ele também está passando? Quem nunca passou por um dia ruim e se sentiu mais animado depois de uma palavra gentil inesperada, por exemplo?

Boas ações, então, são atitudes que podem fazer mudar positivamente a vida dos outros e também fazer uma grande diferença na nossa. Pratique e encoraje a tolerância e gentileza no mundo!

Autora: Iana Faini
Fonte: selecoes.com.br

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here