Um sinal estranho pode te ajudar a detectar um psicopata.

Os psicopatas têm dificuldade em dizer a diferença entre odores simples, como peixes e laranjas, de acordo com pesquisas. A descoberta vem de 79 psicopatas não criminais, cujas capacidades de cheiro foram testadas.

Cada um foi verificado para traços de psicopatia: quanto eles manipularam as pessoas, se eles tinham estilos de vida erráticos, quão insensíveis eram e suas tendências criminosas.

Eles então receberam vários odores comuns para identificar, como café, peixe, laranja, maçã, hortelã, banana e alcaçuz. Quanto mais fortes fossem seus traços psicopáticos, mais dificuldade tinham em identificar e dizer a diferença entre cheiros.

A causa provavelmente está nas áreas frontais do cérebro, que ajudam a processar cheiros. Os psicopatas tipicamente têm um funcionamento prejudicado na parte frontal do cérebro. Os déficits do lóbulo frontal estão ligados a problemas de planejamento, tomada de decisão e comportamento social.

Os autores dos estudos concluem:

“Nossas descobertas fornecem suporte para a premissa de que os déficits na parte frontal do cérebro podem ser uma característica de psicopatas não-criminais. As medidas olfativas representam um marcador potencialmente interessante para traços de psicopatia, porque as expectativas de desempenho não são claras nos testes de odor e, portanto, os sujeitos podem ser menos suscetíveis às tentativas de falsificar respostas boas ou más.”

(Fonte: O estudo foi publicado na revista Chemosensory Perception)

*Tradução equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here