Os empatas são apenas indivíduos altamente sensíveis, sintonizados com as emoções e sentimentos ao seu redor.

Para todos atendentes de uma loja, caixas do banco ou cliente com quem ele tem que interagir, o empata deixa algum tipo de impressão. Se essa pessoa está sofrendo, de repente um empata se sente como se estivesse sofrendo. Se eles estão com raiva, os empatas ficam com raiva por aparentemente nenhuma razão. É uma montanha-russa, dependendo das pessoas com quem eles entram em contato, e que pode deixá-los constantemente exaustos ou cansados.

Para pessoas que não operam nesse nível de sensibilidade, pode parecer que os empatas são excessivamente introvertidos, mas é muito mais profundo do que isso.

Nem todo empata é introvertido. Ser empático significa experimentar emoções e sentimentos específicos no nível mental, emocional e, às vezes, até físico. Isso os torna suscetíveis aos efeitos desses sentimentos, como depressão, dores no corpo, ataques de ansiedade ou compulsões por comida, sexo e álcool que não podem ser explicados. Isso significa que um empata deve ser ainda mais intencional em relação ao autocuidado do que a pessoa comum. Para alguém que ama um empata, tudo isso pode ser muito difícil de entender.

Amar um empata significa saber que eventos em que haverá grandes grupos de pessoas causam um impacto significativo neles. Estar cercado por pessoas significa que um empata estará absorvendo todas as emoções e sentimentos que cada uma dessas pessoas está experimentando. É como estar em uma sala cercada por TVs que estão reproduzindo estações diferentes, sem uma maneira de controlar nenhuma delas. Aquela festa no escritório ou reunião de família é uma barragem para os sentidos de um empata, deixando-os exaustos.

Amar um empata também significa entender que haverá momentos em que eles não sabem explicar o que estão sentindo. Com tanta informação sendo recebida, às vezes será difícil verbalizá-la.

Eles sentirão coisas e não têm ideia do porquê ou de onde elas vieram. Isso nem sempre faz parte de suas vidas que eles podem controlar. Mesmo tempo e treinamento não garantem que um empata às vezes não fique sobrecarregado; Embora possa ser gerenciado, talvez nunca seja totalmente dominado.

Amar um empata significa simpatizar com o fato de que eles, de má vontade, atrairão toxicidade em suas vidas. Eles são naturalmente bons ouvintes, atenciosos e generosos, o que os torna alvos de mágoa e disfunção. As pessoas vão procurá-los em busca de conselhos, um ombro para chorar ou apenas alguém para desabafar e elas se sentirão obrigadas a estar lá.

É muito comum encontrar empatas nos relacionamentos com pessoas narcisistas ou dramáticas, porque os empatas se importam muito com as pessoas ao seu redor. Ser capaz de ver esses relacionamentos doentios e afastá-los deles será uma das melhores coisas que você pode fazer para amar um empata.

Amar um empata significa aceitar que você não será capaz de esconder coisas deles. São polígrafos essencialmente humanos, o que significa que, se você não estiver sendo honesto, um empata saberá, mesmo que não consiga identificar exatamente o que.

Sua sensibilidade à energia ao seu redor significa coisas sutis que a maioria das pessoas sente falta serão óbvias para eles. Sua linguagem corporal, a inflexão em sua voz e outras pistas não-verbais serão aparentes. É especialmente importante entender isso antes de se envolver romanticamente com um empata.

Para alguns, sua cautela ou meias-verdades não necessariamente quebram os acordos, principalmente se elas conseguem identificar a raiz. Para outros, ser romântico com uma pessoa que não está sendo transparente com ela será exaustivo e eles rapidamente romperão o relacionamento.

Amar um empata significa permitir que eles tenham tempo para permanecerem sozinhos.

Eles precisam fazer uma caminhada, assistir a um filme ou simplesmente sentar em uma cafeteria para processar os sentimentos que estão experimentando, incluindo os próprios. Isso não significa que eles estão cortando você, é apenas uma maneira de controlar o que eles estão absorvendo.

Amar um empata será um dos relacionamentos mais gratificantes em que você estará, se você deixar. Empatas são o tipo de pessoa que sempre estará presente para você; eles entenderão o que você está sentindo, saberão o que você precisa e poderão dar o apoio que você está procurando. No entanto, também significa ser tão transparente consigo mesmo quanto você terá que ser com eles.

Os empatas realmente querem o melhor para todos ao seu redor e farão o que for necessário para que isso aconteça. Será um relacionamento, romântico ou não, que fará você crescer como pessoa e, embora possa ser um desafio a princípio, será um dos relacionamentos mais honestos que você já teve.

(Fonte: thoughtcatalog)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here