Você conhece pessoas autênticas? Você é uma delas? Sabe como elas são? É possível que você tenha convivido ou conviva com uma pessoa desse tipo e não saiba. Estas pessoas são aquelas que, sem ser um modelo de virtudes, decidem ser coerentes com o que pensam e sentem. Na verdade, é curioso porque todos nós provavelmente concordamos que a falsidade não é um bom conselheiro, mas muitos não hesitam em mentir ou esconder suas emoções quando consideram isso “necessário”.

A sua forma de ser é agradável e qualquer um ao seu lado se sente bem e confiante. As pessoas autênticas fazem você se sentir tão bem, que lhe permitem ser você mesmo. Ao seu lado, você pode se esquecer de posses e ideias preconcebidas. Sabem que cada um é especial e farão você se sentir único. Vejamos a seguir os principais traços das pessoas autênticas.

Na sociedade de hoje, onde as pessoas passam horas cuidando sua imagem nas redes sociais, a autenticidade é um presente raro. No entanto, estamos atraídos por esse recurso. De fato, em um estudo muito interessante realizado na Universidade de Bangor no País de Gales, eles pediram a um grupo de pessoas autênticas, outras que fingissem. Então, eles colocaram-nos na frente de estranhos, para que eles pudessem conversar. Os psicólogos monitoraram as respostas de ambos os parceiros e perceberam que respondemos mais rapidamente a sorrisos reais, talvez porque os assumimos como um valor que deveria ser recompensado. Pelo contrário, reagimos mais devagar e com menos entusiasmo aos falsos sorrisos.

1. Possuem amor próprio e autoestima estável
As pessoas autênticas valorizam quem são e fazem o possível para manter o seu corpo e sua mente em forma. Um estudo realizado na Universidade de Manchester descobriu que as pessoas reais têm alta auto-estima, mas não muito para evitar cair em atitudes narcisistas ou arrogantes. Sabem que a vida consiste em estabelecer prioridades e dar a cada coisa a sua importância e tempo.

2. Respeitam a sua própria voz interior
Quando foi a última vez que você fez algo só porque você tinha vontade de fazê-lo? As pessoas autênticas sentem-se confortáveis consigo mesmas, regem as suas vidas pela sua própria escala de valores e fazem somente aquilo que desejam. Quando eles precisam tomar uma decisão, ao invés de olhar ao redor para ver o que os outros fizeram, eles buscam dentro da própria resposta. Sabem que não podem depender dos outros para serem felizes, nem conseguir alcançar os seus objetivos. São independentes e estão dispostos a se arriscar para chegar onde desejam. São pessoas pró-ativas, não reativas.

3. Se fazem ouvir e são corajosos ao dar opiniões
As pessoas autênticas sabem que existem poucos motivos pelos quais as opiniões devem ser mantidas ocultas. Na verdade, um estudo realizado na Wake Forest University revelou que, quando as pessoas são autênticas, se eles têm tendência a extroversão ou são introvertidos, eles se sentem confortáveis ​​compartilhando suas idéias e emoções. Além disso, neste estudo, também foi apreciado que as pessoas mais autênticas também eram emocionalmente mais estáveis.

4. Não tem medo do fracasso.
As pessoas autênticas de arriscar. A ideia de falha não os assusta a ponto de impedir os seus sonhos. Eles estão cientes de que os erros são parte do caminho e levam à aprendizagem.

5. Evitam julgar
As pessoas autênticas sabem que não é fácil seguir o seu próprio caminho, por isso não perdem tempo julgando os outros. É provável que se elas têm algo a dizer ou uma opinião sincera, irão expressá-la. Depois esquecerão o assunto e deixarão que você tome as suas próprias decisões. Você pode contar com eles de forma honesta. São mais tolerantes e abertas à diversidade, entendem a complexidade humana e não se deixam influenciar por suas expectativas. Como resultado, eles tendem a ter menos fricção em suas relações interpessoais

6. Conhecem e valorizam as suas características particulares
Embora a mídia tente nos convencer de que certos padrões de beleza são os adequados, as pessoas autênticas sabem que cada um é especial. Elas não se preocupam em cumprir com padrões de beleza. Elas se concentram em conhecer a si mesmas e se valorizam pelo que são. Também conhecem os seus defeitos ou pontos fracos, e aprenderam a tirar proveito deles ou a diminuir os seus efeitos negativos.

7. São bons ouvintes.
As pessoas autênticas geralmente não chamam a atenção o tempo todo, ao contrário são bons ouvintes. Estas são pessoas que normalmente prestam atenção às conversas, porque estão realmente interessadas em outras pessoas e querem conhecê-las.

As pessoas autênticas sentem-se livres e permitem que todas as pessoas ao seu redor também sejam. Talvez você mesmo seja uma dessas pessoas mas não tinha percebido, ou tenha ao seu lado uma pessoa autêntica. Se você tem uma dessas pessoas ao seu lado, valorize-a e aceite-a pois ela fará o mesmo com você.

(Imagem: Jurica Koletić)

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here