Pare de encontrar desculpas do tipo “perdeu meu número”, “bateu o carro” ou “esqueceu o telefone em casa”. Mensagem visualizada e não respondida significa: “não me importo com você.”

A sociedade atual necessita da aprovação do outro em tudo. A validação do outro em nossas atitudes serve para nossa autoafirmação. A tentativa de provar algo para os outros é tão patética que faz com que as pessoas se mostrem felizes quando na verdade não estão.

Para Nietzsche “as pessoas que não sabem amar a si mesmo buscam constantemente a aprovação alheia e sofrem quando são rejeitadas. Para quebrar essa dinâmica, devemos admitir que não podemos satisfazer a todos”.

No mundo virtual a situação consegue ser pior: uma mensagem visualizada e não respondida é o mesmo que receber um murro na boca do estômago. Primeiro porque essa atitude é uma grande falta de educação, segundo porque o cérebro manda, quase instantaneamente, a seguinte mensagem para o coração: “eu avisei, seu trouxa”.

Leia mais: Os relacionamentos nas redes sociais

A verdade é que, se por um lado os aplicativos ajudam as pessoas a se conectarem, por outro conseguem destruir os relacionamentos em segundos.

Quando uma mensagem não é respondida, a pessoa entra em uma área de pressão social e psíquica surreal, tentando encontrar justificativas para tal atitude alheia. Nesses casos, é necessário analisar duas situações: a primeira é que ser independente em atitudes e nos relacionamentos é uma necessidade.

Como afirma Martha Medeiros: “independência é aceitar a si mesmo antes da aprovação alheia. É defender a própria verdade e ter humildade para mudar de opinião caso seja surpreendido por melhores argumentos. Ser independente é preferir ao cinema com alguém, mas não perder o filme por falta de companhia. É vibrar quando lhe abrem um champanhe, mas não deixar de comemorar sozinho se a sua alegria basta para o brinde. Ser independente é fazer tudo o que se gosta junto de quem mais se gosta, incluindo a si mesmo.”

A segunda é que as pessoas precisam trabalhar para sobreviver, portanto,não dá para ficar respondendo mensagens toda hora.

Leia mais: Respeite o meu direito de não querer te ouvir ou ver

Concordo que responder uma mensagem no prazo de (até) 24h é, no mínimo, educado, mas, se isso não acontecer, aceite que a pessoa não quer conversar com você. E, caso não saiba, ela tem direito a isso. Aceitar que as pessoas tem liberdade de escolhas é ser coerente e não permitir que as próprias atitudes sejam desagradáveis e invasivas.

Visualizar uma mensagem e não responder é a forma sutil de dizer “não”. E, admita, você também já fez isso várias vezes…

(Autora: Pamela Camocardi)
(Fonte: entrelinhasliterarias.com)
*Texto publicado com autorização da autora

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

14 COMENTÁRIOS

  1. Mandar uma msg e a pessoa depois de dois dias responder com um “oi” e dizer que tava ocupada. Por mais que a pessoa seja ocupada, não é possível que não tenha 5 segundos para responder durante o dia. E isso depois de dizer que sente minha falta, que se importa, pra não sumir etc… ahhhh sinceramente, mandei praquele lugar. #desabafei

  2. O direito de o outro não responder termina quando ele perde a oportunidade de me excluir dos amigos antes disso. Se não o fez, não é mais uma questão de livre arbítrio; é falta de educação mesmo.

  3. Com uso das redes sociais e aplicativos de mensagem ficamos a mercê da atenção alheia 24 horas por dia, deixamos de nos dar atenção e quando não nos respondem achamos logo que somos péssimas pessoas. Eu por exemplo, já deixe de responder à alguém não por não gostar da pessoa, mas sim porque simplesmente não tive tempo de ler a mensagem direito para responder com a devida atenção. Agora, há pessoas que realmente leem as mensagens e não respondem, então fica a nosso critério entender o “porquê” de determinada pessoa agir assim, porém parto sempre do principio que é direito dela querer responder no tempo que ela quiser e senão responder, não vou deixar de viver por conta disso. A nossa vida segue independente de quem for, muitas vezes a gente se melindra pela ausência de resposta de pessoas que muitas vezes nem são importantes pra gente. Acredito que esse sentimento de rejeição tenha a ver com a vaidade, com o fato de querermos nos sentir importantes, mesmo que a tal pessoa não seja importante pra nós.

  4. Se vc generaliza, é pq nunca visualizou e nao respondeu, a menos sua resposta seria um sutil “nao”. Temos a nós mesmos como medida. É por isso q nos limitamos a NOS colocarmos no lugar do outro. Mas isso nao basta, simplesmente pq o outro nao sou eu. No dia em que vc visualizar uma mensagem mas estiver no meio de uma discussao acalorada e nao ter cabeça pra responder; ou que vc estiver dando atenção ao seu filho e simplesmente nao der pra parar pra responder; ou que vc nao está com nenhum pique pra papear nem q fosse com o presidente do seu país, entao vai entender que existem 1001 motivos pra nao responder imediatamente ao outro… e q nem por isso o outro nao tem importancia pra vc.

  5. ISSO SEMPRE VAI GERAR UMA CERTA POLEMICA POIS MAIS Q VC SEJAM AMIGOS UMA HORA AS COISAS ESFRIAM E AQUELA PESSOA UMA HORA VAI DEIXAR DE SER IMPORTANTE NA SUA VIDA PARA DAR LUGAR A PESSOAS Q QUEIRAM REALMENTE TROCAR MENSAGEM NUM SIMPLES GESTO DE RECIPROCIDADE COMIGO EH ASSIM DOU CHANCE MAS QUANDO DESAPEGO ACABOU E OUTRA HJ EM DIA AS PESSOAS FICAM TE PASSANDO CORRENTE E COISAS Q NAO TEM NADA A HAVER CHEGA ATE SER DESAGRADAVEL PQ A PESSOA SO LEMBRA DE VC PRA MANDAR PORCARIAS ENFIM ESSA EH A TRISTE REALIDADE DE PESSOAS Q TEM ZAP PQ NAO SIMPLESMENTE NAO USAM QUANDO USAM EH PRA MANDAR COISAS INUTEIS DESSE TIPO

  6. Eta radicalismo! Há casos e casos … Eu mesma sou mestre em não responder na hora e em 99% das vezes isso ocorre pq estou fazendo outras coisas no momento, não posso teclar ou pq não posso dar a devida atenção no momento acabo esquecendo. Acontece! Não me acho mau educada por isso. Devemos ter o entendimento que vivemos em um mundo onde as mídias sociais nos bombardeiam a cada segundo e que nem todos nós podemos ou queremos acompanhar esse ritmo.

  7. Hoje em dia nós ficamos melindrado com tudo eu não dependo da aprovação de ninguém a não ser de Deus eu sempre respondo mais não tenho obrigação se eu estiver ocupado não tem como depois respondo igual atender ao celular muitas vezes estamos em aérea de risco não atendo mesmo coloco ele vibrando olho num lugar seguro depois ligo a não ser uma mensagem no zap com urgência senao mais tarde ligo não sou mal educado por isso..

  8. Envio mensagens para meu amigo pedindo opinião sobre assuntos cruciais em minha vida e ele visualiza e visualiza e não responde. Já pedi explicações do porquê disso e somente com muita insistência ele me respondeu: porque eu entendo tudo errado e fico brava.
    Desculpa esfarrapada, tenho certeza que é porque eu disse verdades uma vez a ele sobre ter sido mau caráter comigo e eu ter dito que eu o amo muito como amigo e sofro com as atitudes infantis dele comigo.
    Já até mandei ele me bloquear e não bloqueia. Agora, se falo algo do interesse dele, o ego fala alto, daí ele me responde. Acabei bloqueando essa pessoa agora há pouco.
    E se dizia meu amigo…
    E eu sempre correndo atrás dele porque ficava com pena. Afe…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here