Você conhece alguém que parece sempre responder apropriadamente em todas as situações, mesmo quando as emoções estão altas? Provavelmente, essa pessoa é rica em inteligência emocional, que se refere à capacidade de um indivíduo de ler e gerenciar com precisão as próprias emoções e as dos outros ao seu redor.

As pessoas emocionalmente inteligentes geralmente permanecem calmas mesmo nas situações mais agravantes e, como resultado, seus relacionamentos são geralmente harmoniosos. Aqui está uma técnica comumente empregada por essas pessoas socialmente inteligentes.

Sempre que você estiver em uma situação que lhe cause uma resposta emocional extrema, dedique-se 24 horas antes de expressar suas opiniões e sentimentos. Quando você está sob pressão, seu sistema nervoso entra em ação e seu corpo é inundado com adrenalina, cortisol e outros produtos químicos que o impedem de agir de maneira racional.

As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que mesmo aqueles que geralmente permanecem calmos lutam para controlar seus sentimentos quando são provocados e agem de acordo. Eles sabem que o tempo é uma ferramenta valiosa no tratamento de problemas.

Ter tempo para processar suas emoções e olhar para o quadro maior impede que você se sinta frustrado, com raiva ou tristeza. Qualquer impulso para uma reação instintiva irá se dissipar dentro de algumas horas, e você pode pensar cuidadosamente sobre o próximo passo a seguir.

Essa abordagem ao conflito e à resolução de problemas pode ajudar muito a proteger seus relacionamentos mais importantes de disputas desnecessárias. Ao afastar-se da pessoa que o agravou, você demonstra respeito tanto pelos sentimentos quanto pela gravidade da situação.

Então, da próxima vez que alguém te irritar, simplesmente retire-se da companhia deles sem fazer barulho e medite sobre o problema por 24 horas. Suas emoções vão se estabilizar, deixando-o livre para conceber uma resposta racional a qualquer tipo de problema.

Autor(a): Jay Hill)
Fonte: lifehack.org
Texto traduzido e adaptado por: resilienciamag.com

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here