Os psicopatas são difíceis de detectar a maior parte do tempo. Elas não são as caricaturas de “Jack, o Estripador” que você vê nos filmes ou lê nos livros. Freqüentemente, os psicopatas parecem normais, o que os torna difíceis de identificar .

No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais , ou DSM-5, alguém com um tipo de personalidade psicopática é definido como tendo um senso grandioso e inflado de si mesmo , e um talento especial para manipular outras pessoas. Mas um diagnóstico raramente é simples .

Uma coisa que os psicopatas tendem a ter em comum é a carreira que eles seguem. Por exemplo, é provável que você encontre muitos deles em posições de liderança por causa de sua crueldade, carisma e destemor. Eles são muito bons em tomar decisões rápidas, mas não tão bons em profissões empáticas como enfermagem ou terapia.

Kevin Dutton, psicólogo e escritor britânico, é especialista no estudo da psicopatia. Em seu livro ” A sabedoria dos psicopatas: o que santos, espiões e assassinos em série podem nos ensinar sobre o sucesso “, ele fez uma lista dos tipos de trabalhos que atraem mais psicopatas.

“Os psicopatas funcionais”, como Dutton os chama, “usam suas personalidades desapegadas, inflexíveis e carismáticas para ter sucesso na sociedade em geral”. Em outras palavras, os psicopatas costumam viver como pessoas normais, com algumas características que os tornam diferentes.

Role para baixo para ver quais são as 10 principais opções de carreira para psicopatas, classificadas em ordem crescente por popularidade.

Profissões com mais psicopatas

1. CEO

Os psicopatas têm algo chamado “resiliência ao caos”. Isso não significa apenas que eles mantêm a cabeça fria sob estresse – às vezes também causam estragos para todos os outros, porque os faz parecer bem quando todos ao seu redor estão lutando. Alguns psicopatas podem usar esse método para subir na carreira até o topo. Outros não são necessariamente tão manipuladores e alcançam o topo apenas com suas habilidades.

2. Advogados

Em ” Confissões de um sociopata: uma vida passada à vista “, o autor ME Thomas, um sociopata autoproclamado, afirma que ser um sociopata a ajudou a ser uma advogada melhor. Em uma publicação no blog Psychology Today , a advogada Ruth Lee Johnson diz que, embora traços psicopatas como autoconfiança, coração frio e charme enganoso possam ser úteis para advogados, é simplista dizer que esses traços são suficientes. No contexto certo, porém, eles poderiam tornar alguém muito formidável.

3. Apresentador de rádio e TV

Alguns psicopatas também exibem narcisismo, que é indiscutivelmente útil em um trabalho que requer muito foco do público. A popularidade dessa escolha de carreira para psicopatas também pode ser porque ser um apresentador de TV ou uma personalidade de rádio também exige que você fique calmo diante da pressão.

4. Vendedor

Uma pessoa psicopata que trabalha com vendas provavelmente mostra características como autopromoção desavergonhada, roubando os contatos de outras pessoas, um desejo incansável de ganhar mais dinheiro e uma incapacidade de ser um jogador de equipe. Dependendo do funcionamento da sua organização, este pode ser o seu pior pesadelo ou o candidato de vendas dos sonhos.

5. Cirurgião

Um estudo, publicado na revista The Bulletin, do Royal College of Surgeons of England , procurou descobrir se os cirurgiões realmente eram psicopatas. Os resultados mostraram que os consultores dos hospitais de ensino obtiveram pontuações mais altas em uma escala de personalidade psicopática do que os consultores distritais de hospitais gerais, que pontuaram mais que a população em geral. Os possíveis motivos apresentados pelos autores em sua discussão são que “a imunidade ao estresse é o traço de personalidade predominante dos médicos” e o fato dos cirurgiões terem que tomar decisões rápidas e difíceis todos os dias.

6. Jornalista

Dutton lista algumas das características dos psicopatas como charme, foco, atenção, crueldade e ação – todas vantajosas no jornalismo, especialmente quando você tem prazos estritos e precisa obter respostas de fontes.

7. Policial

Os psicopatas não têm necessariamente segundas intenções. Uma de suas características é ser muito calmo, sob estresse. Os policiais têm um trabalho altamente intenso e perigoso, por isso é um grande benefício se você estiver calmo em uma crise. Essa pode ser uma razão pela qual a aplicação da lei é uma escolha de carreira popular para psicopatas.

8. Pastor

Em um post no blog Psychology Today , Joe Navarro, veterano do FBI, explica algumas das razões pelas quais as pessoas psicopatas podem seguir carreira no Clero. Entre elas, o fato de as organizações religiosas poderem fornecer meios para as pessoas explorarem outras, enquanto também dão legitimidade a suas ações. Além disso, é fácil fazer alianças, o que pode dar às pessoas manipuladoras a vantagem de obter acesso a informações confidenciais.

9. Chefe de cozinha

A maioria dos psicopatas não tem interesse em prejudicar os outros, portanto, não se preocupe com o fato de os chefs terem acesso a chamas e facas abertas durante o dia de trabalho. Os psicopatas prosperam no caos, onde outras pessoas podem falhar, o que pode ser uma das razões pelas quais eles funcionam tão bem em uma cozinha agitada.

10. Funcionário público

Ser funcionário público é a 10ª opção de carreira mais popular para psicopatas, de acordo com Dutton. De fato, em 2014, funcionários do governo do Reino Unido consideraram recrutar psicopatas especificamente “para manter a ordem”, porque são “muito bons em crises” e não têm “sentimentos pelos outros, nem código moral e tendem a ser muito inteligentes e lógicos”.

Profissões com menos psicopatas

1. Cuidador de idosos

2. Enfermeiro

3. Terapeuta

4. Artesão

5. Esteticista

6. Voluntário

7. Professor

8. Artista

9. Médico

10. Contador

(Fonte: businessinsider)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here