Vamos começar este artigo com uma pergunta.

Você já mentiu sobre sua altura?

Certamente não é uma coisa incomum de se fazer. Seu tamanho geral em comparação com outras pessoas e seus arredores é um fator importante na forma como você se vê e o mundo ao seu redor. E vamos ser sinceros, ser alto tem suas vantagens sociais. Mas o que a ciência tem a dizer sobre altura e seus impactos mais sutis?

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 , a altura de um indivíduo pode afetar diretamente sentimentos de segurança e paranoia. Os pesquisadores Daniel Freeman, Nicole Evans, Rachel Lister, Angus Antley, Mel Slater e Graham Dunn pediram aos voluntários que participassem de um estudo de realidade virtual no qual eles fizeram uma jornada virtual pelo transporte público em sua altura normal. Os participantes transmitiram seus sentimentos gerais.

Na segunda vez, eles seguiram a mesma rota de transporte público, mas o simulador de realidade virtual os deixou aproximadamente uma cabeça mais baixa que sua altura normal. Embora andar de metrô não seja uma tarefa complicada, os participantes relataram sentimentos significativamente diferentes quando a altura foi alterada para diminuí-los.

Os participantes relataram sentir-se mais ansiosos, fracos, inferiores e incompetentes quando a estatura foi reduzida. Mas os participantes não foram informados de que sua altura havia sido reduzida e eles realmente não perceberam imediatamente se sentirem menores do que antes. Um participante sentiu que outros passageiros virtuais estavam sendo hostis em relação a eles quando eram mais baixos, mas não mais altos, mesmo que o passageiro virtual não se comportasse de maneira diferente.

O objetivo deste estudo não é apontar pessoas  as baixas e acusá-las de serem paranoicas e nervosas, mas sim estudar como combatemos a paranoia. Os pesquisadores acreditam que a paranoia pode ter origem na auto-imagem e nos sentimentos de ser inferior e pequeno.

“Daqui resulta que, ajudando alguém a se sentir mais positivamente consigo mesmo, podemos reduzir sua suscetibilidade a pensamentos paranoicos”, escreveram Daniel e Jason Freeman em um artigo publicado no The Guardian.

“A realidade virtual pode ser um trunfo aqui: se simular uma diminuição na altura diminui a auto-estima, o oposto também pode ser verdadeiro. Ao permitir que as pessoas com paranoia problemática se sintam mais altas em situações sociais de RV, podemos aumentar sua confiança. no mundo real”.

(Fonte: www.higherperspectives.com)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here