Normalmente, dizemos “obrigado” em resposta a um gesto gentil como forma de educação, uma convenção social que geralmente é praticada distraidamente e sem convicção. Agradecemos quando recebemos algo, um presente, um favor, um desejo, mas o verdadeiro significado dessa manifestação interior às vezes não é percebido ou é esquecido.

A gratidão vai muito além de meros hábitos ou etiqueta; representa um movimento alegre desencadeado por um ato de cortesia e humanidade.

A própria palavra “gratidão” deriva do termo “graça”, que é exatamente a condição emocional perfeita para descrever o que se sente, ou o que se deve experimentar ao receber algo de outro ser humano. Um trivial “muito obrigado” para tentar retribuir, não é suficiente para expressar o valor da felicidade que se sente, mesmo por um momento, talvez até em meio de uma situação ou contexto triste.

Agradecer é reconhecer ter tido muito mais que um objeto ou uma boa ação. Significa entender que você foi colocado no centro dos pensamentos, de ter a sorte de ter sido escolhido, abençoado pelo carinho de um amigo, membro da família ou parceiro.

Muitas pessoas negligenciam a riqueza contida na gratidão, enquanto outras são completamente incapazes de sentir esse tipo de sentimento. Esses indivíduos têm personalidades narcísicas, tomam tudo como garantido, acreditam que tudo é devido a eles e não têm capacidade de dar, portanto, não sabem apreciar o dom de receber.

Saber agradecer, não apenas com palavras, mas com todo o ser, é um exercício de positividade que é bom para si mesmo, para os outros e para o mundo. Todos os dias devemos ser gratos pelo simples fato de estarmos vivos e, por esse motivo, podemos tornar todos os dias em uma manifestação de gratidão.

Cada pessoa está ligada a outra por um imenso senso de gratidão, porque todas as ações estão conectadas, todas as intenções se entrelaçam e fazem parte de um grande projeto. Cada indivíduo é um escritor e um personagem na história dos outros, e ser grato por participar de tudo isso significa realizar a própria felicidade.

Fonte: health.harvard.edu

(Imagem: Fauxels)

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here